Uma São Paulo com menos carros

         
   Já se pensa drasticamente numa São Paulo melhor com a adoção de pedágios urbanos que tornem proibitivo o acesso de carros em alguns pontos da cidade.Evidente que como já disseram outros blogueiros mais capacitados do que eu tecnicamente essa é uma medida radical que ninguém parece disposto a adotar a curto prazo. Ainda mais em ano eleitoral.
   Por outro lado não teria passado da hora dos eleitores de Sp exigirem muito mais do lamentável prefeito Kassab nas questões de mobilidade e trânsito para que se coíbam de vez os excessos, sobretudo as mortes de ciclistas,motoqueiros e motoristas desvairados pelo calor,stress e um trânsito paralisante ?
    A junção da incompetência municipal com a estadual aliada a falta de planejamento de impacto ambiental de companhias como a do Metrô fazem o caos se multiplicar dia a dia refletindo diretamente no modus vivendi dos paulistanos. Para ser bem simplista :quantas brigas familiares seriam evitadas todos os dias se as pessoas chegassem mais calmas da rua e do trânsito por exemplo ?
    Exemplo pueril,porém evidente,acontece no entorno da estação do metrô Butantã por exemplo. Inaugurada ano passado,parte da linha amarela,ela facilitou acesso aos moradores da região para toda a zona central da cidade. Ok. Em contrapartida arruinou todo o trânsito (que já era ruim) ali em volta porque simplesmente não previram o impacto que seria inaugurar uma estação daquele porte num local espremido, movimentado. Ou seja , os carros não tem onde estacionar pra embarque e desembarque dos passageiros, o terminal de ônibus  anexo é pequeno e não comporta o fluxo de entrada e saída dos coletivos e todos os poucos estacionamentos de carros no entorno passaram a praticar preços abusivos. Nós, que nos ufanamos de nossa vocação de primeiro mundo, não podíamos ter previsto isso tudo para no mínimo tornar melhor a vida de quem mora no Butantã ou chega em Sp pela rodovia Raposo Tavares ?
    Não, nada aqui é previsto e parecem cada vez mais inócuas ações de organismos particulares que visam a tornar São Paulo uma cidade melhor pelo simples fato de que vivemos no império do imediatismo, do aqui e já, da ausência de humanismo e respeito ao cidadão que tão bem caracteriza a gestão do risível Kassab e do governador Alckmin sobre quem é melhor nem falar pra não provocar gastrite em mim e nos leitores.
      Assim sendo , para onde vamos ? Como diz a foto acima o carro mata. Mas também mata a incompetência das políticas públicas que não pensa em continuidade mas só no agora. Desgovernam as cidades pensando sempre nas próximas eleições, nas sucessões. Tudo um absurdo. A essa altura então por que seria mais absurdo pensar em cobrar pedágio pra entrar em zonas críticas ? Num primeiro momento a medida seria mesmo impopular.Mas os benefícios que traria seriam inevitáveis e poria na história o nome do prefeito que a adotasse.Mas como sabemos Gilberto Kassab nunca teve coragem. Sequer pra ser impopular.  

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