as várias formas de ser "brasileiro"

   Uma jovem escritora (que se assina no twitter Melina Flynn) disse que "ser brasileiro é jantar miojo com salsicha porém ter Iphone parcelado em 10 vezes." É um bom mote sobre os hábitos e costumes dos cidadãos,sobretudo os neo-festejados pelas mídias sociais e agências de publicidade, que se intitulam "classe C". Consenso é que a "classe C" foi ao paraíso .Ok. Mas não aprendeu educação e nem tem educação no que pese minha perigosa generalização pois também sabemos que há milhões de deseducados entre as outras classes sociais e muitos educados na intitulada "classe C" .

Mas, pra não perder o chiste, é curioso abordar o mote da Melina, pois vai na linha do que infelizmente é a maioria dos hábitos ( maus) e costumes (péssimos) dos brasileiros.Ok Melina, ser brasileiro é jantar miojo porém ter Iphone parcelado em 10 vezes mas é também :

1.reclamar do preço do livro didático mas gastar mais de 100 paus com a família no Mc Donald's

2.morar na Cohab, de aluguel, com a prestação atrasada mas ter um Honda Civic novo na garagem

3.reclamar do trânsito horrível mas fazer ultrapassagem pelo acostamento

4.reclamar que o vizinho bisbilhota sua vida mas ficar babando na frente do BBB

5.não ter um gibi em casa mas ter seis televisores espalhados por todos os cantos

6.falar mal da corrupção mas falsificar o recibo do táxi e de despesas do trabalho

7.falar mal da corrupção mas sempre que pode "dar um adianto" na mão do guarda

8.reclamar da falta de vagas para carros nas ruas mas pedir ao flanelinha que reserve vosso lugar c/cones e truculência

9.reclamar de privilégios mas sempre que pode furar uma fila

10.por fim valorizar o desqualificado e taxar o correto de "mala", "chato",'Mané"

e por aí vai...

Comentários

Seu blog é muito legal, adoro roxo. Obrigado pela visita no meu blog. Beijinhos.
Anônimo disse…
oi Ricardo, como sempre vc é enxuto e direto. E brilhante, coisa rarinha hoje... Vc me entrevistou há 18 anos no Hospital Psiquiátrico da Vila Mariana, sobre o LOUCURA NO SOTAO. E fez a melhor resenha de livro meu (Acalanto e horror) q tive. Tenho novo livro pra vc, A PALAVRA VOADORA - ENLOUQUECIDAS LETRAS (27de abril, na MFontes da Paulista), onde te acho? Vivo no mato mas abro às vezes o anacavani@gmail.com
Ricardo Soares disse…
Oi Ana, muito gentil seu comentário no meu blog...lembro de vc bem e agradeço a gentileza das suas palavras. Em que mato vc vive ? em Sp, longe daqui ? tô louco pra ir embora pro mato denso de uma vez. Vivo num matinho perto de Sp, Granja Viana, que tem sido detonado pela especulação imobiliária. Mas um dia acho minha Pasárgada...quer me mandar seu livro novo ? beijo, fique em paz

Ricardo Soares
Quantas gerações seriam necessarias para mudar a mentalidade de um povo ?
Como ?
Tem horas que dá uma tristeza...
Li acima o seu desejo de ir para o mato...Seja rápido, em breve isso não existirá mais...Nenhuma mata.

Postagens mais visitadas