às margens da podridão do Pinheiros...

foto de Apu Gomes

       Que o prefeito Kassab não é cômico, é trágico,todos estamos a saber como bem aponta o amigo Zé Luiz Nogueira, veterano no meio audiovisual que agora volta a morar em São Paulo depois de 20 anos de ausência,residindo em outras cidades.  E por que cito o Zé ? porque ele,desacorçoado, apontou em seu Facebook as inúmeras tristezas que temos em sermos governados por tipos como Kassab  que com parte de sua equipe atua celeremente e de maneira suspeita  pela aprovação de empreendimentos imobiliários na cidade de São Paulo."Tudo o que se dizia sobre Kassab e sua equipe estarem fazendo negócios na liberação de outorgas onerosas e autorizações de construção de prédios parece ser verdade" aponta o Zé que acrescenta : " Kassab foi colocado na prefeitura por quem ? Por José Serra, que agora quer voltar ao cargo." E isso é também trágico e nada tem de cômico.
  A implicância com Serra e seus congêneres nada tem a ver com esse Fla-Flu ridículo entre petistas e tucanos até porque deploro métodos de ambos os lados.Minha implicância e a de milhões de pessoas que vivem em Sp com os Serras é que,a exemplo do Zé Luiz,  acredito que  os problemas mais graves de São Paulo continuam sem solução. Da janela da casa do Zé ele enxerga o Pinheiros poluído e tomado por detritos e diz : "Os problemas de alagamento continuam em vários pontos da cidade quando as chuvas castigam São Paulo. O trânsito piorou muito e o transporte público é piada. Os arrastões em prédios e restaurantes mostram a ineficiência da polícia. Acontecem todas as semanas e com maior frequência. Só nesta semana, a rua Sergipe, em Higienópolis, foi palco de dois arrastões em restaurantes: a pizzaria do Brás e o Carlota. Os tucanos falam muito que a base da democracia é alternância de poder, usando este argumento para justificar a conquista da presidência da república. Mas esquecem que estão governando São Paulo há quase 20 anos e mandam na prefeitura há um bom tempo."
    Essa é a questão. Para o tucanato a alternância do poder é um argumento válido apenas quando se trata da presidência da República. Aqui eles querem perpetuar com seus aliados a cidade da exclusão, da especulação, um governo de poucos para poucos, privilegiando a gente diferenciada, of course. Zé Luiz aponta os arrastões em Higienópolis, o fedor de enxofre na beira do Rio Pinheiros que pude constatar recentemente quando andava no confortável trem espanhol. Aquele que quebra toda semana. Acontece que as mazelas e a violência se espalham por toda a cidade.Todos os dias pais de família são mortos porque reagiram a assaltos na zona leste, oeste, norte e sul. A violência e a degradação da cidade,essa sim,é democrática.Cuidamos de destruí-la bastante nos 20 anos que o Zé Luiz passou longe.
     Eu, paulistano da gema, criado no ABC, me sinto estrangeiro em minha própria terra. Não porque não queira os imigrantes . Ao contrário. Eles ajudam a termos uma visão melhor e mais crítica de nós mesmos. A enxergarmos o quão patéticos somos ao festejarmos esse modelo equivocado de desenvolvimento e de ausência de lazer, verde, espaços públicos seguros. São Paulo minha gente é uma vergonha e não vamos dourar a pílula.Feia, suja, largada, excludente e desumana. Eu a amo com todo meu ódio como diria o genial e falecido Carlito Maia. E creio que ela foi destruída sim pelas mãos de tipos como Kassab e Serras. Mas foi destruída também por nós mesmos. Os que votaram neles e os que se omitiram como eu, fugindo dela para as cercanias como a Granja Viana que ,contaminada pelo vírus da ganância vizinha, também foi destruída. São Paulo por tudo isso foi se transformando assim ao invés da "comoção de minha vida",tirada do poema de Mário de Andrade, em "desilusão da minha vida". Infelizmente não é aqui que quero envelhecer. E muito menos morrer. Zé Luiz Nogueira : a melhor saída pra São Paulo é irmos embora dela. Eles venceram.  Embora não devamos nos render.   

Comentários

Postagens mais visitadas