Luiz Felipe Mané Pondé

       Dizia o sábio Bezerra da Silva que "malandro é malandro e mané é mané". Ruim é quando "mané" quer se passar por malandro como é o caso do articulista da Folha Luiz Felipe Pondé uma espécie de novo oráculo de alguns "muderninhos" blasés que adoram condimentar seus inócuos tédios com pensatas desse arremedo de filósofo e pseudo-provocador. O tipo se presta a esse papel naquele velho e bom nicho que a mídia reserva para certo tipo de bobo da corte chic que adora passar por esclarecida e se sente representada por criticas através de (de)formadores de opinião como esse Pondé e mais outros tipos como Mainardi, Reinaldo Azevedo e outros de matizes esquerdizantes. São os sujeitos pagos para serem "engraçadinhos", acordes dissonantes, desafinadores do coro dos contentes. Sucede que para ser engraçadinho e desafinador de coro tem que ter conhecimento de causa. No caso a causa ambiental que Mané Pondé conhece tão bem quanto Sarney de democracia.
      Mané Pondé escolheu ambientalistas, a quem acusa de autoritários e infantis, para fazer os seus pobres solfejos de estilo. Adora citações. Acha chiquérrimo. Se puder citar Hobbes então fica supimpa já que Foucault é quase um penduricalho adicional na verborragia do "filósofo" que faz a "cobertura" da Rio +20 para a "Folha de S.Paulo". Ali ele entra nos gracejos contra hippies e jovens mochileiros, faz chacota de vendedores de artesanato e "ongueiros". Piada pronta, piada fácil, piadas óbvias como todo o tom pseudo-descolado do Mané Pondé.
       Confesso que jamais me preocupei ou li com maior atenção ao Mané Pondé que alguns amigos me dizem ser um caboclo articulado e conhecedor profundo de filosofia. Não o julgo em seu terreno. Estou apenas opinando sobre sua leviandade ao escrever toscamente sobre assuntos que desconhece em nome de um chiste barato, jogando para sua torcida blasé. E rogo para mim o mesmo direito de ser cítrico e crítico como ele é com os ambientalistas. E viva a democracia que permite a Mané Pondé criticar a Cúpula dos Povos e a Rio+20 ao mesmo tempo em que esse modesto blogueiro também o critica. Gracinha por gracinha também sei fazer a minha. 
  
      

Comentários

Daniel disse…
Hahahahaha...muito bom!
AssiZ de Andrade disse…
Criticou, adjetivou, tentou fazer piada. Mas na verdade, não disse nada.

Conheço muito pouco desse Pondé - deve ser coisa de Paulista, claro - mas depois de ler isso, continuei não conhecendo nada.

Enfim, nada.

Abraços!

http://redutonegativo.blogspot.com
http://cafeeagua.blogspot.com
Revistacidadesol disse…
Pondé é um defensor apaixonado do senso comum e é bem próximo do chefinho Otavio Frias Filho.
iza disse…
lavou a nossa alma de internautas!!!
Ricardo Soares disse…
O lance Iza é que ninguém diz o que esse sujeito é de fato...um bobo da corte...obrigado pela leitura...
Anônimo disse…
Mané é mané, Luí é luí. E daí?

Postagens mais visitadas