a verdadeira Clarice Lispector

          
       Não sei se Clarice Lispector acharia divertida essa mania de atribuir qualquer frase traste de auto-ajuda à sua pessoa. Talvez achasse um saco e não daria divertidas risadas como o Caio Fernando Abreu,outro autor campeão de citações . Fato é que existem tantas citações atribuídas a Clarice que as verdadeiras frases e pensatas da autora passam batidas. O mais curioso é que a maioria dessas falsas frases é postada ou compartilhada por pessoas que jamais leram ou mesmo ouviram falar da Clarice Lispector.
      Hoje pela manhã pensei nisso ao esbarrar aqui em casa com o livro "Aprendendo a Viver", uma coletânea de crônicas que ela escreveu entre o fim dos anos 60  e começo dos 70 para diversas revistas cariocas. Há nesse livro publicado pela Rocco verdadeiras pérolas como a belíssima crônica "Banhos de Mar" onde ela relembra passagem querida da infância entre Recife e Olinda. Alguns textos desse livro são curtos , outros mais encorpados. Mas quaisquer que sejam eles são melhores que as indigências que atribuem à autora nas redes sociais. E , frase por frase, quando é para cunhar uma de verdade Clarice era imbatível . Como essa , uma mini crônica na verdade :

ANTES ERA PERFEITO

Ter nascido me estragou a saúde.

Comentários

Fabio Rocha disse…
Acho que ela é a campeã das falsas autorias na prosa e Quintana na poesia... Escrevi sobre isso: http://www.poesiaspoemaseversos.com.br/falsas-autorias-falsos-quintanas/

Postagens mais visitadas