GOETHE PRA CONSUMO DIÁRIO

     

     Quiçá achem pedante citar Goethe a essa altura dos acontecimentos. Mas não estou querendo ser afetado, apenas tentando ser preciso com o que se passa no meu entorno pessoal. Seja ele local, planetário, profissional. O que importa é que a frase de Goethe  "Onde a luz é mais forte as sombras são mais nítidas" é reveladora de certo estado de coisas. De repente são nos dias mais claros mesmo que a gente percebe as sombras que nos espreitam em formatos distintos escondidas sob lajes e marquises , ou bem ali ao nosso lado, beirando as calçadas.
         Tenho horror  a auto- ajuda mas faço um paralelo tosco com o gênero quando penso que quando de alguma forma brilhamos ( e todos brilham de tempos em tempos, com ou sem o ego lustrado) acabamos por ofuscar involuntariamente os que não tem luz própria ou os que são meros vagalumes que piscam e apagam, piscam e apagam. 
      A força da criação não está na desconstrução mas na tentativa de inovação. Não inovar é estar inerte e quem tem medo do novo não devia sair de casa. Jogar luz em zona de sombra pode também ser revelador.  Que tipo de criaturas se escondem nas sombras com medo da luz ?  Antes que isso acabe por parecer mensagem cifrada de Chico Xavier eu não vou mexer com o que não conheço. Fico no palpável de Goethe que garante  que a luz forte é que delineia melhor as sombras.  E viva o poder da observação. Aliás, melhor. Intuição com observação, eis a questão.

Comentários

Postagens mais visitadas