Futuro do pretérito- Tropicalismo Now

        

    A era do efêmero e do imediato não deixa espaço para digressões que não sejam no calor da hora. Mesmo assim arrisco palpite atrasado acerca do filme "Futuro do pretérito- Tropicalismo Now"  lançado em fins de 2012 e dirigido por Ninho Moraes e Francisco César Filho , profissionais com quem trabalhei em épocas distintas de minha vida profissional. 
       Vi o filme - que teve curta exibição em poucas salas- só agora no Canal Brasil e o peguei andando, ainda no começo. Por isso nem me atrevo a ser leviano ao ponto de me dar por "especialista" e tecer loas ou críticas ao trabalho dos colegas. O que quero registrar nessa despretensiosa seção "miscelânea" do meu bloguinho é que gostei mesmo foi da pegada do filme , pra mim uma levada fiel ao espírito de reinvenção e releitura do tropicalismo. Os arranjos das canções revistas pelo André Abujamra, a mistura de ficção com documentário ( o que em geral não funciona tal qual o nefasto termo "docudrama") calharam bem embora alguns dos depoentes me parecessem meros estilhaços anos anos 60 ou 70.
        "Tropicalismo Now" não é burocrático, não é mera colagem de acontecimentos idos e vividos. É uma contextualização bacana para os mais jovens de uma época onde era proibido proibir . Só não entendo como também esses diretores embarcam nos sempre óbvios "considerandos" do tal professor Wisnik , eterno legista do Tropicalismo, sempre tedioso e presunçoso. Enfim é questão de gosto. Vai ver que Wisnik nem é um legista e o Tropicalismo está mesmo vivo como supõe o Ninho e o Chiquinho. Pelo sim, pelo não, valorizado ou não Tropicalismo Now! Tem que assistir.

Comentários

Postagens mais visitadas