Que Brasil você vê na tv ??

     

    A pergunta do título desse post é uma baita curiosidade pessoal . Vocês enxergam que Brasil em nossa tv ? o Brasil é mesmo representado ou idealizado para o bem ou para o mal ? A cara desse país não é a impressão que dele temos apenas pelas nossas visões de Rio-Sp- Brasília ? que cara deveria ter a tv pública ? e a privada ? Afinal, vocês se sentem representados ? respostas nesse guichê ou via Facebook ou twitter...

Comentários

Altavolt disse…
Caro Ricardo,

De maneira nenhuma o nosso povo, em sua totalidade e grande variedade, pode se ver representado na TV brasileira. O que vemos nos canais abertos - considerados privados, mas que não o são, visto que dependem de concessões governamentais - são programas repetitivos, de baixíssimo nível cultural e intelectual, por meio dos quais a televisão emburrece os telespectadores e padroniza todos os anseios, sonhos e discursos populares, seja no Acre, seja no sul maravilha. Triste e preocupante notar que a nossa TV poderia e deveria ter um papel fundamental para o esclarecimento e para a cidadania do nosso povo, mas que apenas produz conteúdos sofríveis e notícias manipuladas e tendenciosas, que nos torna miquinhos amestrados e mal orientados. Infelizmente, no Brasil, só acontece no mundo aquilo que está (e da forma como está) na tela da Globo. Considero uma luta justíssima e a ser travada com todas as forças, a do povo brasileiro pela democratização e melhoria do nível da imbecilizante programação que temos em nossa TV aberta hoje em dia. Quanto às TV's públicas, costumam apresentar pautas mais dignas e sérias, porém, carecem de qualidade técnica e apoio dos governos para oferecerem produtos de conteúdo com uma roupagem mais palatável ao grande público. Desculpe ter me estendido, mas essa discussão é apaixonante e muito necessária no Brasil. Parabéns por levantá-la e trazê-la a público!

Grande abraço,

Altamir
Ricardo Soares disse…
muito bem colocada sua argumentação Altamir...muito melhor colocado que o meu enunciado...concordo com tudo o que disseste...absss
Jaime Guimarães disse…
Ótimas perguntas, Ricardo. O Brasil que eu enxergo em nossa TV é um país bastante confuso: de um lado, a pujança consumista com o surgimento da "nova classe média" - vide as propagandas e novelas voltadas para este nicho; de outro, um país muito violento e intolerante, afinal estão aí os "programas policiais" tingindo de vermelho a tela da TV.

E é interessante você falar isso do eixo Rio-SP-Brasília. Às vezes costumo dizer que a TV precisa entender que o Brasil não se restringe ao Leblon e à Avenida Paulista. A seca no Nordeste é uma das mais rigorosas dos últimos 50 anos e quase não vemos notícias sobre isso; vou utilizar um exemplo bem banal agora: soube que a Rede Globo ( detentora dos direitos de transmissão de vários campeonatos de futebol) não vai transmitir em rede os jogos do Atlético-MG, o melhor time do Brasil na atualidade. Não é um time do eixo Rio-SP, logo está descartado. E quem gosta de futebol que se vire com "n" jogos de Corinthians (Avenida Paulista) e Flamengo (Leblon) para todo o país. Nada contra estes times, apenas o modelo de transmissão que privilegia apenas um eixo enquanto outras praças e times praticamente inexistem dentro da programação futebolística. ( nem falo de outros esportes)

Sendo a TV aberta uma concessão do governo e segundo a Constituição ela deve destinar um determinado período de sua programação para grades educativas, artísticas, culturais e informativas, penso que ao menos isso deveria ser cumprido - ou então as emissoras "disfarçam" colocando programas do tipo Big Brother como "cultural".

Enfim, concluindo, acho que a TV brasileira é realmente bastante artificial e não representa o Brasil em toda a sua incrível diversidade cultural.

Abraço!
Ótima ideia a deste post!! O BraZil que vejo no "jornalismo" da TV é um BraZil que está à beira do desastre, tudo culpa da Dilma. E do Lula, claro. A Copa será um desastre, a inflação é um desastre, há epidemias de febre amarela, de gripe H não sei o quê, de gripe dos porquinhos. Alguns poucos heróis do jornal nacional poderão nos salvar. É o caso de Demóstenes Torres, o probo. Hmm, esse já era, descobriram que ele tinha, digamos, "ligações" com Cachoeira. Outro herói da TV é Joaquim Batman, aquele que afirmou que "a Constituição é o que o stf disser que ela é", ou seja, "O Estado sou Eu". Batman é aquele cuja reforma dos banheiros custou R$ 48 mil aos cofres públicos. Batman também financiou, com nosso dinheiro, a viagem de uma jornalista da Globo à Costa Rica, para, assim, evitar que a Globo tivesse que pôr dinheiro do próprio bolso para fazer "reportagem" enaltecendo o Batman.

Assim é o BraZil que vejo na TV.
Ricardo Soares disse…
Jaime e RLocatelli Digital...sinceramente, se eu soubesse que uma pergunta simples como essa fosse gerar respostas tão interessantes juro que já a teria postado há mais tempo; de fato concluo, cada vez mais, que a tv brasileira não representa e nem apresenta o Brasil atual...abraços e grato pela contribuição...

Postagens mais visitadas