O Supremo e suprema desconsideração ?


       Não se trata de dizer sobre a importância ou desimportância do Supremo nem se aqueles formais cavalheiros ministros são a reserva moral da nação, cidadãos acima de qualquer suspeita,  ou se apenas se atribuem uma importância que não tem com o beneplácito da mídia que os transformou em politicamente corretos ,uma espécie de família Walton dos tempos modernos. Os senhores e seus embates empolados em juridiquês viraram celebridades e as vaidades afloraram com força num fórum que já era dos mais vaidosos. Fato é que as excelências nos seus ritos entediantes entraram na agenda nacional.
    Sem entrar no mérito se é correto ou não ( ou entrando sim no mérito) presenciei uma estranha viagem grupal de advogados e advogadas risonhos e risonhas na última quarta -feira em voo do Rio para Brasília. Lépidos e fagueiros, estridentes como periquitos em ciclo reprodutivo, a malta ia a capital federal para assistir à posse do novo ministro do Supremo , o senhor Luis Roberto Barroso que já chegou dando pitaco sobre tudo na conjuntura brasileira. Excelência excelente ao que parece.
      Mas no voo, o que me chamou a atenção naqueles pronomes de tratamento ambulantes, todos vestidos com ternos bem cortados , é que anunciavam que estavam viajando com passagens e despesas pagas pela OAB. Todos pareciam que iam se hospedar em ótimos hotéis ( como o Meliá, diária acima dos 400 reais) e ansiavam que a posse do novo ministro Barroso acabasse logo para poderem correr para a varanda da churrascaria Porcão para assistir ao jogo do Brasil contra o Uruguai. Os moços dos ternos luzidios e as moças de terninhos caros  acompanhadas de senhoras com boas tinturas nos cabelos não escondiam a felicidade pelo "boca livrismo juramentado" e em supremo (ops!) regozijo bradavam alto o grau de suas influências e capilaridades políticas nos corredores de Brasília. Entre o grupo, lógico, o lendário advogado Kakay , aquele que defendeu luminares da nação como Demóstenes Torres e o bicheiro Carlinhos Cachoeira. Tudo gente muito boa de lobby. Conhecedores profundos de bons vinhos e do mais refinado malte escocês.
      Sentado numa cadeira de corredor do avião fiquei emparedado entre as excelências ouvindo tanta nojeira ( me perdoem mas não encontro outro termo) tanta bravata, tanta estultice que desci daquele  voo mareado querendo iniciar ali mesmo um movimento  "Fora advogados" e sair em passeata solitária desde o aeroporto JK até a sede do Supremo. O que me impressionou é que tamanha cara de pau se dá justamente quando o país vai para as ruas enojado por esse tipo de comportamento descarado de nossas autoridades. Fiquei muito preocupado acerca desse novo ministro do supremo , o tal Barroso. Afinal se essa é a plateia que foi aplaudir a sua posse o que podemos esperar dele ? diga-me com quem andas e te direi quem és ou não podemos generalizar ? Confesso que fiquei chocado.

Comentários

Postagens mais visitadas