Rádio Nacional do Alto Solimões

  

à esquerda Kátia Franco, de ascendência cambeba,locutora da rádio Nacional do Alto Solimões ao lado da coordenadora da rádio Miss Lene Ferreira, uma entusiasmada defensora da comunicação pública 
    Cheiro de lenha queimada, motos em profusão, peixes nunca dantes navegados, um rio furioso, gente risonha, mix total entre cultura indígena, cabocla, colombiana e peruana, comunicação pública em meio a rádios piratas, barcos para lá de inseguros.
    Seria essa a minha síntese das sínteses diante dos primeiros dias que passei em Tabatinga, Amazonas na tríplice fronteira Brasil, Colômbia, Peru. No meio da principal avenida da cidade você adentra a Letícia colombiana  e seus tuk-tuks ( meio de transporte que eu imaginava só existir no Sudeste asiático) e a uma série de restaurantes que servem excelente comida a preços convidativos (como o São Jorge) sem falar dos preços bons de eletrônicos e demais badulaques.
      Mas nós viemos aqui para “hablar” de outras coisas distantes dos sonhos de consumo. Na verdade vim desfilar o estandarte do óbvio ao afirmar mais uma vez que me certifico de que o “Brasil não conhece o Brasil” tal qual afirmava o refrão de Querelas do Brasil que continua atualíssimo. A canção foi composta por Maurício Tapajós e Aldir Blanc e primeiramente interpretada por Elis Regina no álbum Transversal do Tempo, gravado ao vivo no Teatro Ginástico, no Rio de Janeiro em abril de 1978.
      Passam-se os anos e a premissa da canção continua valendo diante  do que se vê cá para cima e do qual não faz nem ideia a imensa maioria dos brasileiros. Muito menos da missão inglória de trazer comunicação pública de qualidade que é o que faz o pessoal da Rádio Nacional do Alto Solimões que acabou de organizar o Festival de Música do Alto Solimões que reuniu cerca de 1,5 mil pessoas da região. O evento foi na terça-feira (03/09) em  Tabatinga dentro da programação de um festival regional de música e cultura.
    Durante a noite, foram premiados os vencedores das cinco categorias disputadas. Rodrix e Leyar Snoop venceram na categoria Melhor Música em Espanhol com a composição Quiero Contigo. Valdir Araújo, com a música Meru Ngeeu, e Jerri Alves, com Amazônia, ganharam respectivamente a distinção de Melhor Música em Idioma Indígena e Melhor Interprete Vocal de Música em Português. A premiação da Música Mais Votada pela Internet foi para João Charles, com O Mundo Procura Respirar. Por fim, o troféu de Melhor Melhor Música em Português foi para o grupo Voz da Consciência, com a composição Justiça um rap de belíssima letra conduzido pelos Mc’s Pitoko e Pequeno que já possuem um séquito de admiradores na cidade . O grupo irá representar a Rádio Nacional do Alto Solimões no festival nacional organizado pela Associação das Rádios Públicas do Brasil (ARPUB), em nível nacional.
     Toda essa batalha teve a coordenação de Miss Lene Ferreira que abraça a causa da comunicação pública brasileira com raro fervor ali na região do Alto Solimões. O festival promovido pela Rádio Nacional acontece pela primeira vez na esteira das experiências de sucesso ocorridas antes na Nacional do Rio de Janeiro e de Brasília. O evento foi veiculado na íntegra pela emissora na quarta-feira (04/09), às 13h no horário local, 14h no horário de Brasília e reprisado nos dias seguintes. O espetáculo completo também será exibido na TV Brasil e  na TV Brasil Internacional com o recorte de um documentário musical que esse que vos escreve está dirigindo.
    A Rádio Nacional do Alto Solimões interliga nove municípios da região do Alto Solimões, no Amazonas, atingindo também a região da Tríplice Fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru. Criada em 2006, é a mais nova das emissoras da EBC. Na sua programação se mistura informação local e nacional  mas a tendência é reforçar cada vez mais programação local como tentativa de fazer com que afinal o Brasil conheça o Brasil e saibamos  que há muito mais a se saber pelas ondas de rádio que o compra - vende de jogadores de futebol descerebrados e as aventuras de alcova das lamentáveis celebridades nacionais.

Comentários

Postagens mais visitadas