A bordo de um trem premonitório

A bordo de um trem premonitório

Os vagões passam vindos de lugares distantes. Vagarosos, carregados de passados.

Por Ricardo Soares*

Os vagões passam, vindos de lugares distantes. Vagarosos, empoeirados,carregados de passados. Eles não se retém na estação da qual os observo mas vão tão lentos que diria que não passam. Eles escoam. Lentamente rumo a um funil ou a um ralo sem fundo para onde, enfim, hão de ir todas as memórias.

Por essa ferrovia que não sei ainda se é real ou imaginária chegam todas as novidades e os algozes, as pragas da lavoura e as ervas finas e grossas. Por ela um dia chegaram até especiarias  e piratas e uns falsos menestréis  de canções borradas de lágrimas. Por ela um dia chegaram sacas de café torrado, arroz da Indochina e felpudas abelhas douradas.

Chegou mel e licor de anis e também armas para abater abutres. Chegou a tradição dos faroestes, uma variação imensa de folias equestres e todas as posições do Kamasutra.  Chegaram livros finos e livros velhos vindos de sebos remotos. Chegou uma mulher de presilha rosa nos cabelos e outro de longas madeixas negras dada a encaixotar bijuterias em caixas de plástico.

Todos esses vagões comportam tantas lembranças mas também desavenças e bem aventuranças que ainda não aconteceram, o que dá a esse cortejo de ferro ares de um trem premonitório. Tantos vagões que passam vindos de lugares distantes que eu sequer me disponho a contá-los visto que envelheci e só os meninos rurais ainda sustentam essa vadia e feliz paciência de contar os vagões de um trem enquanto os adultos urbanos se impacientam.

A trilha sonora para essa lenta caravana de ferro me escapa. Talvez o som a se escolher seja uma moda de viola , um baião sentido, um choro chorado. De verdade, eu não sei. Porque afinal não sei onde se encontra a bendita frequência da minha paciência.
* Ricardo Soares é diretor de TV, escritor , roteirista e jornalista. Titular do blog Todo Prosa (www.todoprosa.blogspot.com) e autor , entre outros, dos livros Cinevertigem, Valentão e Falta de Ar. Atualmente diretor de Conteúdo e programação da EBC- Empresa Brasil de Comunicação.
publicado originalmente no portal DOM TOTAL    http://www.domtotal.com/noticias/694830 

Comentários

Postagens mais visitadas