MU : agradecimento coletivo pela cachorrinha pranteada

        Me pergunto, todos os dias, pra que servem as redes sociais , os portais com seus "comentaristas", os blogs? para destilarmos nossos preconceitos, nossas opiniões equivocadas, para expormos nossos sentimentos e emoções baratas ? pra exercitarmos esse voyeurismo existencial que tem componentes ruins e outros , menores, porém sadios ? Não sei. Só sei que confinado numa sala de Brasília, a tentar resolver problemas que não podem esperar ,tento assimilar a informação tristíssima que me foi dada na tarde de segunda - feira por meu caseiro. Mu, essa linda cachorrinha da foto, a líder da matilha lá de casa em Sp , morreu silenciosamente na casinha dela aos 9 anos de idade. Aos que amam cachorros e bichos e aos que são apenas admiradores das lições de São Francisco e mesmo àqueles que não são "cachorreiros" eu vos digo : a dor da perda de um animal querido é devastadora. Não é minha primeira vez. Mas é a segunda que perco um bicho estando longe de casa. Não sepultar e nem ver a Mu me dá uma dor lancinante. Não tenho a menor vergonha de dizer que chorei por um bicho. Do contrário , afinal, que bicho eu seria ? Mesmo não sendo budista Mu espero um dia te encontrar de novo para você se enrolar entre as minhas pernas como sempre fazia. Minha cachorrinha querida. Eu não resisti, perdão, a repartir essa minha dor com todos vocês.
              Uma variação desse texto acima eu coloquei no Facebook na tarde de segunda, quando soube que Mu tinha morrido. Achei que dividir minha dor com os amigos e leitores faria o meu fardo menor. Acertei e me surpreendi. As manifestações de carinho e alento vieram em dezenas e dezenas de comentários e curtidas reforçando impressões que já tenho há tempos e que são óbvias. As relações entre bichos e homens, entre cães e homens, são tão sólidas,tão verdadeiras, tão sinceras - porque não eivadas de compensações, é amor por amor - que a perda de um animal querido é um sentimento doloroso que todos entendem e compartilham. E que trazem pra gente um alento . O humanismo floresce quando passamos por uma dessas. Esse "post" é uma constatação a respeito e meu sincero agradecimento a todos os que prantearam a Mu comigo. Lá de longe ela agradece e abana o rabinho.
 

Comentários

Anônimo disse…
Ricardo, senti uma emoção tão forte, pelo que você publicou. O sentimento da perda, do carinho e do amor, essa separação dói demais. Mas, enfim, minha avó falava é a vida. Espero que da próxima vez, meu comentário seja por notícias boas. Um abraço de carinho para você de Sandra.
Ricardo Soares disse…
Sandra, espero pois seu comentário em cima de notícias boas mas registro com muita gratidão esse seu comentário sobre a perda da Mu. Grato, apareça, abraço

Postagens mais visitadas