UM PROGRAMA CHAMADO CONTRÁRIOS

       
      Ouvindo outro dia o "jornalista" (???) Reinaldo Azevedo regurgitando "verdades" num programa modorrento da rádio Jovem Pânico de São Paulo fiquei a pensar : e se existisse um programa de televisão onde os contrários se encontrassem ? o nome do programa seria mesmo "Contrários". De um lado sujeitos como Reinaldo e sua estética (???) vovô chorão de chinelo felpudo e do outro , duelando com ele, o objeto de suas críticas fosse o presidente Lula ou Dilma. Seria dar importância demais ao esteta do jornalismo "xarope pra tosse provocada " ? Pode ser mas lembremos que cada época tem o Carlos Lacerda que merece.  Não gostam do Reinaldo porque é feio demais ? troquem por Mainardi, Augusto Nunes, Jabor e por aí vai. E nem vamos chamar esses sujeitos de golpistas. O que eu queria mesmo era ver esses caras peitarem de verdade aqueles a quem esculhambam diaria e obsessivamente.
     Para não dizer que não falei dos contrários também queria ver o mesmo em mão oposta. Nassif, Paulo Henrique Amorim ou assemelhados a peitar de frente os "arautos da modernidade" FHC, Serra, Alckmin ou Aécio. Contrários frente a frente. Seria um espetáculo televisivo e tanto.Uma ideia simples com alto potencial de audiência nesses tempos belicosos. Mas uma tola ideia como essa é inviável . E sabem por que ? porque tirando uma ou duas exceções jornalistas ,mesmo que gabaritados e experimentados, "afinam" diante dos seus opositores ideológicos. Aí fica valendo aquele tratamento "senatorial", protocolar , de sorrisos amarelos e tapinhas nas costas. Algo do tipo a "autoridade" dizer para o crítico : " Você é terrível hein ? não me dá folga ..."  Ao que o jornalista engomadinho e formal responde : " É a democracia excelência... mas não é nada pessoal "... ou seja um programa chamado "Contrários" nunca aconteceria porque seu título poderia ser trocado por "Hipocrisias". Invariavelmente os "lobos maus" viram cordeirinhos diante das "otoridades". Eu que  já participei como entrevistador ( muitas vezes) e apresentador ( uma única vez) do programa RODA VIVA sei do que estou a falar. A sala vip , ante sala do estúdio de gravação, com seus acepipes e refrigerantes esfria as animosidades e aí vai pra o ar sempre um programa morno, engessado, onde critico e criticado se aturam como colegas de firma num churrasco. Salvo raras exceções.
    Não tivesse eu tanta certeza disso , depois de muitos anos atuando em tantas mídias, não ia ficar levantando bola para algum colega fazer o meu "Contrários". Fosse ele viável eu queria era mais dirigir, escrever e apresentar uma atração dessas. Mas quem é que se habilita francamente a encarar uma parada dessa para valer ? A Tv privada não o faz por conhecidos compromissos comerciais. Não se fere um potencial anunciante, é a lógica deles, E a tv pública, engessada até os ossos no seu rigor mortis jornalistico, não o faria por ser mais realista que qualquer rei visto que sua fonte de financiamento é fundamentalmente o  estado. Assim sendo que lindo projeto engavetado é esse "Contrários" . E que sucesso faria num país que parece, infelizmente, conflagrado ideologicamente. 

Comentários

Postagens mais visitadas