JESUS NA CIDADE TIRADENTES


Publicado originalmente no portal DOM TOTAL. Clique aqui.

Por Ricardo Soares*
   Justiça seja feita. Jesus sempre foi muito discreto e até que se tivesse certeza que era ele mesmo os jornalistas do mundo todo nem corriam aos instrumentos de busca da Internet para saber, afinal, onde ficava a cidade Tiradentes em São Paulo.
    Para eles era muito difícil entender esse nosso conceito de periferia grande onde uma cidade fica dentro de outra cidade que embala, abarca, acasala e procria outras tantas cidades. Assim, sendo um conceito de cidade, Tiradentes era um troço muito vago para os jornalistas estrangeiros que queriam saber por onde ele andava.
    Tiradentes era um herói brasileiro com cara de Jesus Cristo nos livros de história , daí que aumentava a confusão em torno do mito visto que o Jesus atual da cidade Tiradentes não tinha nem cara de Tiradentes, o enforcado esquartejado com cara de Jesus crucificado.
   Na verdade o Jesus da cidade Tiradentes não se chamava Jesus , não era bonito, nem negro dos olhos azuis, tampouco tinha barba e cabelos longos e escovados. Jesus na verdade era um mulato claro quase baixo, típico mestiço brasileiro, com a cara e a pele macerada pela pobreza e os anos de consumo de frituras em óleo de soja barato com doses mirradas de proteína. Tinha sido motorista de van pirata, corretor de imóveis baratos e até “chapa” que ajudava a descarregar pesadas sacas no Ceagesp quando as enchentes não lhe enchiam de doenças.
   Hoje Jesus é autônomo, guarda os dias santos, tem um Monza 1987 quitado e em bom estado de conservação e não promete milagres. Eles na verdade simplesmente acontecem independente da vontade dele pois ,convenhamos, sendo filho de Deus fica fácil para Jesus cometer toda sorte de milagres que assustam os viventes, abismam os descrentes e provocam na ciência toda sorte de argumentos para desacreditá-los.
   Perguntam os materialistas incrédulos : mas por que sendo Jesus esta figura tão milagreira não age em benefício próprio melhorando sua própria qualidade de vida e a dos seus ? por que mora em casa modesta, sem reboco, com laje por concluir e antena torta de televisão ? Ora, porque ele é Jesus, o humilde, um tipo franciscano embora não seja Chico. Um tipo que abraça os ideais do santo de Assis que, aliás, veio bem depois dele próprio se levarmos em conta que esse Jesus é o mesmo Jesus da Galiléia que ressuscitou Lázaro e multiplicou os peixes.
   Jesus não quer nada para si. Leva sua vidinha, não pertence e nenhuma igreja seja católica, evangélica, pentecostal ou qualquer ramo fundiário/pecuniário dos assuntos religiosos que cismam proclamar a palavra do pai dele que no caso, todos sabemos, é o Deus supremo de todos os que habitam cidade Tiradentes, Capão Redondo, Itaquera, Madureira, Macapá, Kuala Lumpur ou Mogadíscio.
Ricardo Soares é escritor, diretor de tv, roteirista e jornalista. Autor de 7 livros foi cronista dos jornais “O Estado de S.Paulo”, “Jornal da Tarde”, “Metrô News”, “Diário do Grande Abc” e da revista “Rolling Stone”.

Comentários

Postagens mais visitadas