QUAL SERÁ O TRISTE DESFECHO ?

Pintura de David Ho
      Sejamos crédulos. Deus fez com que jorrasse das entranhas da terra uma riqueza única quando pensou, esboçou e fez o Brasil. Por cima e por baixo, por dentro e por fora desenhou um país belo, farto de recursos que  pudesse fazer a felicidade  e matar a fome de todos que aqui viveram , vivem e viverão.  Isso se a cada um coubesse a devida parte porque o que devia ser para todos acabou nas mãos de alguns poucos. Desde sempre, quase sempre.
         Dizer que as dádivas da terra deviam ser para todos passou então a ser estigmatizado , rotulado, condenado. Em muitas épocas quem advoga a tese é rotulado de socialista, comunista , vermelho e agora a moda é chamar pejorativamente de “bolivariano” mesmo que os que rotulam sequer saibam o significado do epíteto. Assim justiça social vai para a fogueira, pregar igualdade vira crime e tudo se mistura num caldeirão de interesses e ódios principalmente porque um partido que se vendeu como esquerda traiu seus ideais ao ser conivente e meter a mão na cumbuca da  fétida corrupção. Prestou o imenso desserviço de inviabilizar nos próximos anos qualquer  governo , digamos, progressista.
         Assim sendo ,principalmente para esquálidas , descontentes e ainda famélicas multidões que clamam por um país igual , os privilégios de uma terra recheada de benesses continuarão como sempre na mão de alguns pocos.  Como sempre foi. Escravos no lugar de escravos, patrões nos lugares dos patrões. Subdivisões de ordem e espécie cada vez mais compartimentadas. Sedimentadas por um ódio que eclodiu estimulado por mentiras da mídia ou fatos pelos fatos.

     Diante do cenário sigamos crédulos ? Se Deus fez com que jorrassem benesses por aqui também nos condenou a repetir sempre os mesmos erros históricos perpetrados pelos mesmos atores em tempos distintos?Parece que sim pelo andar da carruagem machucada. E pergunto,com temor,qual será lá na frente o triste desfecho. Sangue e areia ?

Comentários

Jaime Guimarães disse…
Poxa, Ricardo, pergunta difícil... mas como você bem escreveu, acredito que o desfecho será a manutenção de "privilégios de uma terra recheada de benesses continuarão como sempre na mão de alguns poucos", visto que não apenas as manifestações de ódio são crescentes, mas também da retirada de alguns direitos dos trabalhadores e cortes ou supressão de políticas públicas.

Não vejo boas perspectivas, infelizmente. :-(

Postagens mais visitadas