Justicativas pra fugir pra Shangrilá


   Embora ainda faltem dois anos e fumaça para a sucessão presidencial no cenário político conturbado que se apresenta hoje alguns candidatos já se lançam , outros disfarçam e outros podem vir a ser. Diante de todas essas possibilidades um amigo meu que definiria como um homem nem à esquerda e nem à direita resumiu para um correspondente estrangeiro o "perfil" de cada um dos possíveis pretendentes. Sou forçado a concordar com quase tudo e diante disso tenho justificativas pra fugir para Sangrilá pois se é isso o que temos é melhor sumir pra sempre se não surgir (improvável) outra "solução".

1. Geraldo Alckmin - carola, ambicioso com contornos fascistas. Acredita no estado de mão forte e borracha e gás de pimenta nos discordantes. Governar pra ele é seguir dando privilégios a quem já os tem fazendo pobres e remediados conhecerem o "devido lugar".

2. Ciro Gomes - mitômano, megalômano, inconsistente , pouquíssimo confiável, espinha flexível que já passou por vários partidos e inflexões políticas. Usa de sua oratória contundente embora anacrônica para enganar a patuléia. Tem a ideologia do "eu sozinho".

3. Marina Silva- pseudo-ambientalista de direita que já se vendeu como esquerda. Incoerente, omissa em questões ambientais capitais faz parte do grupo "faça o que eu digo mas não faça o que eu faço". Anacrônica e maçante.

4. José Serra - imperial, arrogante, ultrapassado, clássico exemplo de "vendilhão da pátria" como se dizia em não tão remoto passado. Acredita no mercado como fator regulador de tudo e tem a presunção de que os que erram são sempre  os outros, nunca ele.

5. Jair Bolsonaro - fascista juramentado, excrescência política, desumano e boçal. Qualquer outro adjetivo negativo seria redundância.

6. Lula -  imagina-se ainda  o grande líder  da nação muito embora não tenha percebido que caiu em descrédito por conta de ter se deixado seduzir pelo deslumbramento do poder, péssimas companhias e práticas populistas.

7. Fernando Haddad- em tese bem intencionado mas afeito ao lema de seu partido que é fazer alianças com Deus e o Diabo nessa terra de sol quente e maus políticos que pipocam. Teria que fazer um amplo leque de alianças espúrias.

8. Aécio Neves-  é de uma vacuidade,de uma inconsistência tão superlativa que meu amigo sequer se deu ao trabalho de ir além da expressão "playboy irresponsável" para definir o gajo.

Por enquanto essas são as opções que se apresentam para o páreo . Tá triste o suficiente ou querem mais ? está ou não certo o meu amigo ? quanto será que custa viver em Shangrilá ?

Comentários

Postagens mais visitadas