O medo que as pessoas tem do escuro




  Estão a ver a luminária de poste na foto, certo ? é "peça" de iluminação pública, certo ? Errado. São as provas de como os seres humanos podem transformar a placidez, o sossego , a contemplação noturna num show de horror com iluminação fortíssima de luz fria suficiente para iluminar uma quadra coberta e afugentar vagalumes, corujas, saruês . Mais bizarro é que foram colocadas defronte à minha casa para acabar com o escurinho do meu quarto e tirar o meu sono pois seria decisão da "maioria" do condomínio onde moro. O síndico garante que das 180 unidades do condomínio 160 quiseram a bizarra , agressiva e invasiva iluminação pública. E por que toda a minha reclamação ? Porque me mudei pra cá em 4 de dezembro de 2002 também porque poderia ver o céu de estrelas noturnas e as luas cheias que tanta satisfação já me deram. E assim, quase 14 anos depois, a maioria que não consegue conviver com o escuro traz as luzes da cidade para um condomínio fechado( atentem : fechado, seguro, tranquilo) por questões , diz de novo o síndico, de "segurança". Sim é preciso respeitar a opinião da maioria mas é difícil quando você de fato não consegue entender a razão de tanta estupidez. Ou vai ver o estúpido sou seu que não quero trazer a estética , a ótica , a luz de São Paulo para dentro de um condomínio que até então era quase campestre. Nessas horas que me lembro do tal " o inferno são os outros" ao qual Sartre se referia e chego cada vez mais a conclusão de que me vocaciono ferozmente para ser um ermitão definitivo.

Comentários

Postagens mais visitadas