São Paulo:pra que queremos ser bandeirantes mesmo ?

   


   Descobri uma "vibração" sobre São Paulo postada em forma de frase na Internet  atribuída ao capitão de indústria Jorge Gerdau Johannpeter . Diz ele :"Existe em São Paulo uma vibração para os negócios como há em poucas cidades do mundo. Você percebe essa energia estimulante assim que desembarca em Congonhas, entra num táxi ou escuta conversas no elevador. As pessoas estão pensando em negócios 24 horas por dia. É sensacional!"

   Soma-se a isso outra frase de outro capitão da indústria, o já falecido Antonio Ermírio de Moraes :"São Paulo tem o espírito de luta e conquista dos antigos bandeirantes. É desbravadora. É uma cidade que valoriza o trabalho e não quer nada de graça". 
   Vou tentar não colocar nenhum preconceito contra os capitães da indústria aqui citados mas as suas frases dão bem a medida dos motivos de São Paulo  ter dado tão certo para pessoas como eles e tão errado para milhões de seus habitantes que são quase compelidos a se envergonhar do ócio, do lazer, da contemplação como se fossem atividades ilegítimas, espúrias, vergonhosas.
   Essa exacerbação do trabalho, do stress, do movimento contínuo , da velocidade fez de São Paulo um pesadelo infeliz de cidade que só muito trabalho "humanizador" será capaz de reverter. Eu como paulistano confesso não vejo a menor graça na frase de Gerdau e nem do que disse Antonio Ermírio com essa estética "bandeirante empreendedor". Mas o que eles disseram explica bem onde chegamos...


Comentários

Postagens mais visitadas