BONI, SECRETÁRIO DA CULTURA. E DAÍ ?

     Sinceramente não entendi uma certa “grita” em relação a João Dória,  prefeito eleito de São Paulo, convidar Boni para ser o secretário de Cultura da cidade. Bichos da mesma espécie se cheiram. Quem esperavam que ele fosse chamar ? Gilberto Gil, Juca Ferreira, Mário Bortolotto , os desencarnados do Centro Popular de Cultura ?
            Boni foi vilanizado por todos aqueles que deploram o monopólio da estética da  Rede Globo e santificado por uma avalanche de bajuladores que o consideram o maior profissional de televisão de todo  o sistema solar. Uma coisa não exclui a outra. Muito do que é a Rede Globo de televisão ( para o bem e para o mal) deve ao talento de Boni sem dúvida um dos mais bem equipados profissionais da televisão brasileira de todos os tempos, se não for o mais completo.
            A estética e ética Boni é a do livre mercado, do pragmatismo envolto em talento e eficiência , a venda de produtos eficientes muito bem edulcorados. O tamanho do seu talento é proporcional ao tamanho do seu gigantesco ego devidamente lustrado no seu “ O livro do Boni” onde narra saborosos “causos”de sua carreira televisiva. Um livro fundamental para todo aquele que almeja ser profissional de televisão.
            Se Boni mora ou não em São Paulo, se Boni nada sabe de periferias e cultura popular não é o “xis” da questão. Dória procura os que advogam de sua estética muito embora jamais tenha sido um profissional de televisão a altura de ser contratado por Boni que veria em Dória um arremedo de David Letterman pseudo-chic , made in Beverly Hills.
            Só o balão de ensaio em convidar Boni já mostra o quão hábil é Dória em fabricar notícias assim como fez com seu “conselho de prefeitos”. Boni sabe administrar negócios . Dentro dessa lógica, que é a lógica de Dória, qual o erro em chamar Boni ? Pode não dar em nada mas pode ser uma baita novidade na medida em que faz tempo que não temos uma secretaria municipal de cultura criativa . Que a periferia não espere muito se a visão que Boni tem dela se assemelha a de Regina Casé e seu equivocado  “Esquenta”. Mas Boni pode surpreender. Por favor , é preciso não confundir a breguice pessoal dele com o seu enorme talento que resiste aos anos.

             

Comentários

Postagens mais visitadas