Imprensa desrespeitada: de quem é a culpa ?

   
Resultado de imagem para jornalistas agredidos pela população

    Independente da posição canalha ou venal de seus patrões é sabido que os jornalistas - os que ainda vão para as ruas em busca de notícias - na maioria das vezes não pensam como os que lhe pagam os maus salários. Isso posto já é absurdo que apanhem, levem pedradas ou insultos por posições que não defendem. 
    Faço a consideração porque me parece que nunca foi tão arriscado ser repórter de rua no Brasil como hoje em dia. Não pelos perigos da violência urbana - também por ela - mas pela escalada absurda de intolerância em relação a imprensa fomentada especialmente por radicais de vários matizes ideológicos. Da extrema direita à extrema esquerda aí incluso a fascistada policial que veste farda.
   Não há uma semana que não tenhamos notícia de repórteres agredidos, insultados, vilipendiados. Sou de um tempo que acima de tudo o trabalho da imprensa nas ruas era respeitado, talvez porque as pessoas viam o que praticávamos como exercício da verdade, ou proximidade a ela e não esse festival de mentiras que pululam na mídia nativa. Mas nada justifica a porradaria contra os jornalistas no atacado e no varejo como vimos acontecer inclusive com estrelas do ramo como o Caco Barcellos. Ah, sim, hoje também é comum assaltaram equipes de reportagem para levar câmeras, equipamentos e até a viatura de serviço. Ou seja. A imprensa faz tempo não se faz respeitar. Culpa dela mesmo ?

Comentários

Fernando Grolla disse…
Belo texto, parabéns!
Venho nessa resposta, colocar o meu ponto de "vida". Sou repórter cinematográfico e trabalhava no Jornal da Gazeta. Onde durante 8 anos, coloquei tudo o que estava presente no fato e no ato. Nunca houve interferência digital, ou arte que trouxesse alteração para o fato. Éramos ofendidos por jovens durante as manifestações que não tem coragem e nem conhecimento, transpondo só ódio e "mimo", coisa de menino chorão, que em massa se sente mais homem. Porém temos que devolver na mesma moeda, pois como meninos mimados, eles tem medo. Agora contra a elite militar, ah!!! Essa adora uma bala de borracha e bater em quem está do lado. Não podemos ficar próximo, pois sabendo de seu inimigo, eles batem sem dó, como os pais nunca bateria, porém com receio de seu ataque, despreparado e mal pagos, agem com truculência inclusive com quem está ali trabalhando, ganhando o sustento da família dignamente. Chega de violência contra a imprensa. Se discorda da ideologia do canal, muda de canal... Se não quer ser visto fazendo coisas erradas, não faça! Mas por favor... Respeitem mais uns aos outros, jornalistas ou não!
Ricardo Soares disse…
Fernando Grolla, grato pelo comentário...ele é a prova de que não estou faltando com a verdade...verdade que infelizmente a imprensa hoje em dia não propaga! mas que nem por isso deve apanhar!!! sorte pra vc na rua e na vida! abraço

Postagens mais visitadas