arquipélagos de ignorância

       Então nesse envenenado e venenoso universo das redes sociais você se esforça pra não se contaminar com a cegueira coletiva nacional que compartilha sem questionar conteúdo de fake-news, que trata com chacotas as grandes  conquistas sociais, que elege Moro como herói nacional e que declara voto em Bolsonaro. Gente que compartilha conteúdo de Jovem Pan, que elogia a "inteligência" de Reinaldo Azevedo , que acha que Pondé é filósofo de verdade, que divide opiniões, vídeos e pensatas do MBL, do Katiguiri e de um tal Holliday, gente que não se envergonha da própria ignorância porque sequer se sabe ignorante.  
         Vai ser difícil se manter omisso diante disso tudo num ano eleitoral onde vão aflorar mais e mais os radicalismos por intolerâncias recíprocas. Ao mesmo tempo entrar na discussão é totalmente inócuo. Porque qualquer posição progressista , humanista melhor dizendo, é tida como petista, vermelha, bolivariana , rótulos que demonstram o abismo da estupidez. Como se humanismo tivesse cor. Como se tomar posição contra a estupidez fosse vestir a camisa de um partido.
         As "coisas" não voltaram às trevas. As "coisas" estão nas trevas porque sobretudo não se conhece história, não se conhece economia, sociologia, pedagogia e a memória é uma perigosa ilha de edição que só manipula o que convém para me apropriar aqui de uma metáfora do finado poeta Wally Salomão.

         Estamos convertidos num país confinado na ignorância. Um país que tem matado sua música, seu teatro e seu cinema em louvor ao "deus mercado". Tudo se justifica em nome do entretenimento. Um país que elegeu telenovela como principal vertente para sua "dramaturgia" e acha que bons atores são os que berram na tv Globo.  Tudo isso e muito mais meus amigos e amigas não é ideologia. É ignorância mesmo. Um mar de ignorância , herança de falta de educação dentro dos lares - das classes A a E -  dentro das escolas, dentro das comunidades.  E aí vem o "xis" óbvio da questão. Um país que não conhece sua própria história está fadado a repeti-la nos piores pontos possíveis. Com tudo o que está rolando voltamos a uma era pré - Vargas. Zero direitos trabalhistas, petróleo que não é mais nosso, escárnio completo com a nomeação de primeiro escalão governista com o que tem de pior na vida pública. Se nos resta pois apenas os protestos em rede social que o façamos. Porque se até aí permanecermos calados entraremos na triste estatística dos que calam e consentem. É isso o que estamos vivendo coletivamente. Um caos de desmando cercado de arquipélagos de ignorância por todos os lados.   

Comentários

Postagens mais visitadas