não é só...

   
vereadora Marielle Franco, friamente assassinada ontem no Rio de Janeiro

   Não é só o fato de você abrir o cadeado do seu mundo virtual e saber que uma combativa vereadora carioca foi assassinada. Não é só o fato de saber que na São Paulo do cafagestor Dória espancam professores que reivindicam seus direitos. Não é só o fato de que pululam balas perdidas, direitos perdidos e que cogitam a volta de educação moral e cívica quando na verdade os que a apregoam roubam sem o menor civismo. 
  Não é só o fato de que maltratam um homem que roubou mortadela mas deixam solto homens que carregam arrobas de pó em helicópteros. Não é só o fato de que a ignorância grassa em todas as direções e que a indústria cultural cultiva e divulga dejetos e que a nossa literatura não reflete nada disso a não ser o seu umbiguinho refrigerado em crises existenciais de apartamentos.
  Não é só o fato de saber que uma criatura amada batalha pela vida numa UTI e fazemos pouco caso não só das crianças flageladas da Síria mas de Queimados, Complexo do Alemão ou do Vale do Jequitinhonha. Não é só o fato de que é um planeta movido a ansiolíticos,anti- depressivos, lavagens cerebrais religiosas.É sim o fato de ver que existe karma e o karma planetário nos colocou aqui e agora com essa sensação de impotência diante de tanto absurdo, tanta injustiça, do triunfo total e totalitário de um tipo de capitalismo selvagem, predatório, competitivo e desumano. Os homens divididos em castas que se digladiam,os rebanhos do senhor divididos em campos conflagrados. Não é só o fato de ver as coisas como estão. É sim o fato de que fica irremediavelmente comprometido o otimismo diante de tanta devastação.  

Comentários

Postagens mais visitadas