o coração do incendiário

A crônica, republicação do DOM TOTAL  (original clique aqui), foi escrita um dia antes do incêndio no prédio do Largo do Paissandu em Sp. Portanto não pretende ser uma metáfora de mau gosto com o acontecido.Apenas uma reflexão em torno dos corações adormecidos... 
Por Ricardo Soares*
Vamos lá , aqueça os dedos e escreva diz o cronista pra si mesmo. Afinal ainda existem os otimistas, os ativistas, crianças que nascem talvez pra tornar o planeta melhor apesar das evidências em contrário. Pense sim senhor que a Semana de Arte Moderna findou, a Tropicália acabou e maio de 68 está fazendo 50 anos e voltamos ao ponto inicial. Perdendo tudo o que conquistamos. Mas pense que talvez seja assim mesmo. Todo dia o mito de Sísifo repetindo-se. A pesada pedra quase no cume rolando sempre para baixo.
Vamos lá, respire fundo. É dia do trabalho e só existe desemprego embora o espúrio governo do seu país  siga insistindo que a economia se recupera com a anuência (paga) de grandes veículos de informação. Vamos lá, estenda a sua boa vontade com os amigos e com os desafetos e tente perdoar na medida do possível.
Numa foto antiga o poeta Allen Ginsberg  , tendo ao fundo uma parede de velhos tijolos, parece reafirmar que se recusa a abrir mão de suas obsessões e eu , de leve, penso o mesmo posto que sou imperfeito e chego a questionar, todos os dias, a validade de seguir escrevendo num país onde só se lê ( quando muito) cabeçalhos.
Aqui se afirma impunemente que Hitler é de esquerda, que os militares devem prender e arrebentar todo mundo, que tudo se deve entregar ao deus mercado e que devemos seguir preparando nossos jovens pra um futuro de cordeiros só servindo sem questionar. Fazer carreira é pois seguir repetindo os mesmos erros civilizatórios.
Por isso engasgo nessas lições fajutas de auto-ajuda, nesse religiosidade conformista de "Deus quis assim" , nessa receita de viver trabalhando  em meio ao caos e ao trânsito pra passar fim de semana em praça de alimentação de shopping. Foi para isso que viemos ? Pois sim.Prefiro seguir tentar descobrindo o que tem no coração todo incendiário do que me resignar com o cérebro do bombeiro que apaga o fogo antes dele ter começado.
Ricardo Soares é diretor de tv, roteirista, escritor e jornalista. Publicou 8 livros , dirigiu 12 documentários. Mantém o blog www.todoprosa.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas