COM GLAUBER NO VELHO RIVIERA

     O esboço abaixo é um naquinho de um romance enrolado desde o remoto ano de 1986 e que há dois anos dei uma funilaria geral quando fiquei uns 3 meses em Paris. Não me sinto seguro em colocá-lo na roda e  nem sei se isso importa. Mas divido esse pedacinho abaixo com vocês como forma de homenagear um grande amigo que inspirou o personagem abaixo descrito ...


(...)Walter Berg saiu chapado do cinema.Um filme. De grande impacto. Bem recebido pela crítica. Pouco entendido pelo publico. Vontade de rabiscar depressa dezenas de impressões a respeito. Depressivas, talvez áridas.
   Walter Berg caminha com idéias na cabeça. Pensa nas lições mal aprendidas no passado e no filme que fora concebido como uma partitura musical. Vagamente se lembrou do antigo cineasta baiano Glauber Rocha que fazia filmes como um concerto polifônico. Assim como sua verborragia, igualmente polifônica.
    Em um cine clube de quinta categoria pode ver em cópias péssimas “Deus e o Diabo na Terra do Sol” e “Barravento” . Imaginou-se medíocre ao perceber que mais novo do que ele Glauber havia feito trabalhos incríveis muitos anos antes do fim do século vinte. 
   Walter Berg, enfim, saiu do cinema atônito. Acendeu um cigarro e concebeu em meio aos poucos carros que ainda passavam outra parte do seu ambicioso romance. De cabeça mesmo concluiu que os originais estavam ruins e os rasgou mentalmente. Tragou fundo, tossiu, entrou no Riviera.
    Debruça-se sobre o balcão , engole um chope quente,olha as mesas onde as pessoas conversam alto.Logo ali à sua frente está linda loira de blusa roxa . Sozinha. Aventura um olhar-míssil de fraco alcance na sua direção. Alvo errado. A loira tem a cabeça no Mississipi. Ele dissimula, toma outro chope, puxa papo furado com o cidadão do caixa. Fala de política e merdas afins. Arrisca outro olhar . A loira pensa, passando a mão num copo vazio. 
   Ele sente que ali não tem futuro pescar retorno nos olhos da moça mas se intriga com a figura. O que faz uma loira bonita,pouco maquiada , boca carnuda , estar sozinha pensando defronte a uma mesa no Riviera ? Ele fica envergonhado só de imaginar que poderia tentar uma cantada. Mas é um fracasso nessa modalidade e prefere o anonimato dos olhares distantes e tímidos. Xinga-se por dentro e vai para a porta de saída depois de pagar a conta.Fica vendo as motos passarem e sacando de longe as dissimuladas caminhadas de...( WORK IN PROGRESS)


Comentários

Postagens mais visitadas