desinformação como arma

  

   A desinformação é a grande arma para essa eleição. Terá sido arma em tantas outras mas nessa se sobressai. Sem querer ser presunçoso mas o nível de informação política do brasileiro médio é de uma indigência superlativa. Só assim se explicam as contradições entre querer "todo poder ao povo" pedindo a volta dos militares ou mesmo acreditar que um hidrófobo fascista como Bolsonaro é solução.
    Mais do que a falta de memória nacional que não se atem sequer ao que ocorreu no impeachment de Collor em 1992 o brasileiro médio - mesmo os que beiram os 50 - não faz a mais vaga ideia do que representou a ditadura de 1964 a 1985, a luta pela democracia , as "diretas já" , a briga contra a censura . Assim já não soa tão cabeludo que acreditem ainda nos comunistas devoradores de criancinhas , nos bolivarianos que vão invadir fazendas e mansões e em outras balelas espalhadas pelo mais toscos dos extremismos de direita.
     Faltam no país aulas de história, mídia isenta, justiça não seletiva . Isso forma o caráter de uma nação. Dissolve  os  argumentos dos oportunista, as pregações de falsos profetas de ocasião, super-heróis baratos sem a menor consistência intelectual ou coerência. Assim chegamos ao triste quadro em que estamos. Sem opções. Ou será que alguém em sã consciência acredita que a remissão de nossos pecados está na mão de algum dos pífios candidatos que se apresentam para a disputa de 2018 ?
    O risível mote lançado pelo "JN"  ( "o Brasil que eu quero") já rendeu toda sorte de derivação. De meu lado contribuo pobremente e não sou o único : o Brasil que deveríamos querer tinha que ter como prioridade número 1 a educação. Tal qual o sonho sonhado por Darcy Ribeiro, Paulo Freire, Anísio Teixeira. Mas a nossa tola e deslumbrada queda pelo "desenvolvimentismo" à direita e à esquerda nos trouxe até aqui. Um país pauperizado com pouca economia sustentável, eivado de desprezo ambiental e absurdamente deseducado. Combustível poderoso para estúpidas escolhas eleitorais. A desinformação é uma Ak-47 voltada contra os nossos destinos.

Comentários

Postagens mais visitadas