A SUBSERVIÊNCIA DO JORNALISMO PÚBLICO

     
    A postagem a seguir é derivada de outra feita no Facebook porque não consigo me desprender do assunto por mais que tente. É o tal desgosto que me provoca o rumo que tomou a comunicação pública brasileira a quem dediquei anos de minha vida profissional . Evito até assistir Tv Cultura e Tv Brasil para não me mordiscarem os nervos. Mas ,às vezes, resquícios de um certo masoquismo me fazem passar os olhos nessas emissoras para ver o que (não) andam fazendo. E o que vejo é estarrecedor. Quisera dar a eles o benefício da dúvida, poder elogiar o que tentam fazer apesar dos golpes mortais no jornalismo público principalmente. Mas o que vejo é desolação, aridez total como pude constatar  quando assisti ontem, quase bocejando, a um tal "Nos Corredores do Poder" sequência de links anódinos, burocráticos, chapa branca feitos a partir de Brasília com uma âncora tatibitate chamando links em outros estados. Tudo quadrado, óbvio, puro rádio na tv inclusive acionando uma jornalista dentro da rádio Nacional, uma joia desperdiçada dentro da EBC que ainda tem outras rádios e uma agência de notícias.  
   Terminado o sonolento programa veio um tal de "Cenário Econômico" verdadeiro reality show do tédio com um apresentador sem o menor carisma e dicção esquisita a mostrar gráficos e estatísticas que não sei a quem pode interessar. É muito comodismo pra um só pseudo-jornalismo atrelado aos interesses "temeristas" e temerários. O jornalismo público praticado no passado pela Tv Brasil e Tv Cultura nunca foi exemplo de excelência mas ao menos os profissionais entravam na tal "tentativa e erro" e tinham mais liberdade do que tem hoje. Agora só resta um cenário deserto, uma desolação corporativa, uma aridez completa, uma ausência absoluta de tempero. Não tenho como não lamentar no que deu tudo isso e rogar que profissionais como  Gabriel Priolli , Mauricio Stycer e Alexis Parrot se debrucem mais sobre o tema já que poucas  reflexões foram feitas até agora talvez pelas audiências pífias desses veículos ou talvez porque nunca a comunicação pública tenha recebido a atenção devida mesmo de governos dito progressistas. Só sei que fiquei triste a beça com o que vi  depois de ter passado tantos anos dando murros em pontas de facas para ajudar a construir uma comunicação pública de relevância. Como andamos para trás meu São Mercúrio!
     Pior , como lembra o colega Marco Antonio Piva, é termos sido acusados de chapa - brancas quando não éramos. Mesmo que profissionais mais realistas do que os reis tenham poupado críticas (dentro da EBC) ao governo Lula e Dilma . Mas se o fizeram foi por conta e risco não por pedidos explícitos de Lula e Dilma ou os que os representassem. É bom que isso fique claro. A mídia em geral sempre teve enorme má vontade diante da EBC que só virava notícia quando gerava pauta negativa a exemplo do que sucedeu quando um problema técnico inviabilizou a transmissão ao vivo de um Roda Viva com Marina Silva na eleição presidencial passada. Aí virou trend top do twitter por exemplo.
         Se a mídia não achava que a comunicação pública que perdemos era pauta devia ao menos olhar para o que faz hoje a EBC (a Tv Brasil e seus demais veículos embutidos) e a Tv Cultura atualmente meros redutos dos mandantes de plantão que desfiguraram a verdadeira vocação de comunicação pública.Tudo virou apenas e tão somente comunicação governamental. E da pior qualidade... seja qual for o resultado da próxima eleição espero que seja possível reverter esse processo mas diante dos candidatos que se apresentam não tenho a menor esperança.

Comentários

Postagens mais visitadas