MORRO GRANDE- operação salva -paraíso


  Caucaia do Alto, nome de um distrito de Cotia, grande São Paulo, também é o nome mais que próprio  que batiza uma bucólica antiga estação de trem da antiga  Sorocabana por onde circulam composições de carga que vem desde o Mato Grosso -e suas toneladas de soja- e vai até o porto de Santos.
     A ferrovia que antes era administrada pela  ALL ( América Latina Logística) agora é de responsabilidade da  RUMO que vem a ser quase a mesma coisa. Uma sucedendo a outra no desleixo ambiental sobretudo da Reserva Florestal do Morro Grande que a ferrovia corta, polui e dá de ombros para inúmeros problemas ambientais.


       Uma visita aos domínios da Sabesp dentro da reserva que ocupa 1/3 de Cotia teve a presença aparentemente atenta do deputado estadual Luiz Turco, vice- presidente da comissão de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa de São Paulo que observou  in loco os desmazelos inclusive a quantidade de lixo que a RUMO deita às margens dos trilhos sem retirar a sujeira.


      A Sabesp por seu lado prevê monitoramento por satélite da área que vem sofrendo com a especulação imobiliária e uma série de irregularidades nos últimos anos. Mas não sabe dizer quando começa de fato a tal fiscalização. 
      Por outro lado a sonolenta prefeitura de Cotia devia estar atenta ao gigantesco potencial de turismo ecológico que tem a reserva mas prefere dar as costas às demandas dos ambientalistas.  Tomara a visita reverta em resultados efetivos para controlar acesso e ajudar na manutenção da reserva já que a tal RUMO sequer informa o que transporta nos seus vagões . Sabe-se muitas vezes que é soja e milho pois escapam à beira dos trilhos e alimentam a fauna da região indevidamente. Problemas não faltam , soluções são aguardadas. E os ambientalistas não só dessa região como os do Brasil afora aguardam por soluções na esperança de que um dia os poderes constituídos abram os olhos para a importância do tema.

Comentários

Postagens mais visitadas