A audiência fake da Tv Brasil


Por má fé ou desinformação tem pretenso colunista de televisão dizendo que a moribunda Tv Brasil está batendo recorde de audiência. Deslavada mentira...leia na crônica abaixo republicação do DOM TOTAL. ( Publicação original clique aqui )
Amigos queridos me enviaram o link para um texto de um pretenso colunista de televisão que alardeou em sua coluna que em 2 anos, TV Brasil disparou  64% no ibope e virou a 10ª emissora do país em audiência. O texto é um primor de indução e sabujismo . Primeiro porque entre pontos e share a tv Brasil não passa de 0,31% e 0,65% o que segue sendo absolutamente insignificante ainda mais nessas épocas de declínio de tvs abertas e fechadas e expansão dos "streamings" da vida. Segue sendo uma "tv oxigênio". Está no ar mas ninguém vê.
Diz o colunista que a emissora "considerada um mero cabide de empregos" viu sua audiência crescer mais de 60% desde o impeachment de Dilma Roussef dando a entender que os golpistas que assumiram depois a direção da tv Brasil  a colocaram nos trilhos o que seria risível não fosse trágico. Não tenho condições de opinar sobre a programação da emissora  - e nem dos demais veículos da EBC - especialmente durante o segundo mandato de Dilma. No entanto em parte do primeiro mandato dela eu respondi pelo conteúdo e programação da Tv Brasil e demais veículos da EBC e desminto a versão de que agora as audiências dispararam e viraram recorde. Mentira deslavada e desinformação inadmissível de quem pretende se passar por colunista de televisão. A Tv Brasil entre abril de 2013 e outubro de 2014 deu índices bem maiores do que esse propalado recorde e nem por isso estávamos satisfeitos.
No período em que lá estive batalhando ao lado de uma equipe comprometida em fazer comunicação pública apesar dos enormes entraves burocráticos atingimos muitas vezes muito mais de 0,31%  e 0,61% entre pontos e share. Exemplos foram as audiências significativas das transmissões dos jogos da série C do Campeonato Brasileiro e mesmo os índices da novela angolana "Windek" a primeira novela africana exibida pela tv brasileira, iniciativas comandadas pelo então diretor - geral da EBC o jornalista Eduardo Castro que me levou para cumprir a tarefa de capitanear o conteúdo e programação da emissora com a anuência da então ministra da Secom Helena Chagas.
Sobre as mazelas do período nada vou falar. O aparelhamento da EBC que agora atingiu índices estratosféricos não vem de hoje e a quantidade de gente ali pendurada sem trabalhar sempre foi e é  assustadora. Prefiro lembrar dos bons momentos ao lado dos companheiros da própria Tv Brasil e das rádios Mec e Nacional comprometidos com a hoje falecida comunicação pública e que tentaram  levar o que havia de melhor no gênero até rincões remotos como a tríplice fronteira Brasil- Colômbia- Peru lá em Tabatinga (AM) pelas ondas da rádio Nacional do Alto Solimões.
Por fim mesmo que o colunista comemore os índices pífios da atual gestão é bom lembrar que é quase nulo o compromisso deles com a comunicação pública.  O resultado comemorado pelo colunista sabujo  é ridículo em  valores absolutos mesmo que um pouco  expressivo percentualmente na atual configuração das tvs abertas.  Mas se explica . Hoje na Tv Brasil se  faz uma programação com linguagem de TV comercial, seguindo  padrões da TV comercial, e  com pior qualidade técnica . Com isso pode até pontuar mais do que a média de uma TV pública  que deveria ter como missão, sempre , dar janela de exibição a aquilo que as  outras não dão. Radical ou não quando por lá passei jamais comprei conteúdo oriundo da Globo Filmes não porque tivesse a chancela "Globo" mas porque em nada contribuía para ampliar os limites de narrativa dramatúrgica além do "padrão Globo de qualidade"  e pasteurização.
Do colunista desinformado a aqueles que confundem grade de programação de tv pública com comercial é preciso deixar claro que a tv pública em padrões civilizados - levando em tese a excelência e gestão da BBC, modelo de todos-  não existe mais no Brasil. Há que se reconstruir o sonho que foi sonhado durante o governo Lula e torcer para que o novo governo eleito nas urnas em 2018 não jogue no lixo a experiência da EBC mas a aprimore . De resto esse papo de audiência recorde é pura balela.

Comentários

Postagens mais visitadas