QUE FIM LEVOU DROGBA ?

(republicação da crônica do DOM TOTAL ...clique aqui
Por Ricardo Soares*
Fui procurar o tema dessa crônica no fundo de uma mala. Me explico: voltei antecipadamente de uma empreita profissional em Roraima e em poucos dias parto para Goiás. Na mala que veio de Boa Vista, no verso de uma embalagem de remédio, havia anotado o tema para duas crônicas. Assim as ideias me "baixam". E quando "baixam" é tratar de anotar ou perder. Uma das crônicas era sobre Fernanda Montenegro ser uma coluna jônica de nossa cidadania e já foi publicada e a outra os rabiscos diziam: "que fim levou Drogba?".
E que diabos tem a ver o fantástico jogador de futebol Didier Drogba, hoje quarentão juramentado, com o que pretendo falar ? Uai, é apenas uma metáfora futebolística que pego emprestado , usando o jogador da Costa do Marfim que tanto nos fascinou, para passar ao largo dos "tempos líquidos" , teoria tão bem fundamentada por Zygmunt Bauman aquele que sabiamente dizia "estamos todos numa solidão e numa multidão ao mesmo tempo".
Certamente todos os dias nos deparamos com a legião incansável de zumbis celulares que compartilham conteúdo com o planeta afora mas não cumprimentam o vizinho do prédio nem olham para os que estão sentados ao lado nos metrôs e ônibus da vida.  Bauman deitou e rolou em cima disso e Drogba entra de carrinho nisso quando me pergunto : há anos atrás se falava dele incansavelmente e hoje parece esquecido , vivendo o ocaso da carreira jogando num timeco dos Estados Unidos.  Isso serve para que pensemos o seguinte : para que tanto ego, preocupação com reconhecimento e fama se tudo isso é cada vez mais volátil, tênue ? se cada vez mais se aplaudem celebridades inócuas que na temporada seguinte estarão soterradas ? então, que fim levou Drogba, Tiazinha, Feiticeira, David Luiz e sua prepotente cabeleira 7 a 1 ?
A lista das celebridades inócuas em todos os segmentos é gigantesca e convido a cada um que me lê que faça a sua. A mesma lógica se aplica a nossa combalida política nacional . Na fila do pão quem haverá de lembrar daqui há alguns anos quem foi Romero Jucá, Michel Temer, Antonio Palloci e mesmo o hediondo Jair Bolsonaro?
A velocidade com que as coisas se processam, como os fatos se esquecem , como os elos , amores e alianças se desfazem talvez seja o grande mal do nosso tempo. Por outro lado é um convite pra que   passemos a dar  importância ao que de fato tem importância. Os amigos, por exemplo. Os infalíveis, inexoráveis e implacáveis amigos . Aqueles que não nos faltam , estejamos ou não por cima das carnes secas. Pois então ao fim e ao cabo a crônica " Que fim levou Drogba? "pretende ser apenas e tão somente uma pequena ode a amizade.

Comentários

Postagens mais visitadas