vivandeiras alvoroçadas

Vários coleguinhas como vivandeiras alvoroçadas incendiaram minha bolha virtual com críticas pesadas aos "entrevistadores" nacionais do Jornalão televisivo dos Marinho.Já comentei, modestamente, que um país cujo debate da semana recai sobre o que diz um nazista candidato a porta - vozes do coxinhódromo nacional é um país que está no buraco mesmo.


Nesse caso e em outros o buraco é mais embaixo mesmo. Não se trata de "espremerem" ou não candidatos pífios que tudo prometem pra conseguir votos. Se trata da legitimidade que essa gente imagina ter para representar a maioria da curiosidade dos telespectadores brasileiros quando, em primeiro lugar, se comportam como celebridades que debatem com os candidatos e não como entrevistadores-jornalistas.


A par qualquer julgamento sobre a inconsistência e imparcialidade do JN o que salta aos olhos é que nem o ventríloquo ou a ventríloqua nacional são bons entrevistadores ou bons jornalistas.Tratam-se , talvez, dos mais reluzentes espécimes desse tal "shownarlismo"onde pseudo-jornalistas julgam-se atores.Esse lamentável "fenômeno" eu já intuía que iria triunfar no fim dos anos 80 , começo dos 90 quando vi vários "coleguinhas" pedindo autógrafos a entrevistados. A postura denotava uma certa "invejinha" dos famosos.


A postura ganhou tônus quando cada vez mais tornou-se modelo de postura televisiva a intragável Gloria Maria ou Francisco José que acreditam que uma reportagem seja tudo aquilo que gravite em torno deles e não o contrário. Aí chegamos nesse modelo patético de jornalismo e telejornalismo onde apresentadores e apresentadoras iletrados tem que ter em primeiro lugar "boa aparência". As moças se vestem como recepcionistas do Itau Personnalite e os moços como gerente de contas corporativas do Bradesco.As redações cada vez mais silenciosas e cúmplices dos patrões parecem agências bancárias e por fim não é necessário saber ler, escrever ou apurar. Para contribuir com a pá de cal o nefasto Gilmar Mendes decretou o fim da profissão e agora qualquer ex-BBB pode ser jornalista. Diante disso tudo o que esperavam da bancada do JN ? isenção e jornalismo ? Ora, hoje no Brasil isso só se vê e lê nos sites gringos como "El País Brasil" e BBC Brasil" que,a propósito, nossa midiazona ruim quer calar.

Comentários

Postagens mais visitadas