A Colômbia fora dos catálogos


republicação da crônica do DOM TOTAL de segunda-feira,20-01-19.
Por Ricardo Soares*
Na verdade não sei por onde começo porque não gostaria que tivesse terminado. Falo da minha viagem a uma parte do Caribe colombiano que eu não conhecia muito embora já tenha ido ao país de Gabriel Garcia Marquéz algumas vezes. E aqui estanco diante do óbvio. Nessa era de zilhões de imagens como ser original para fazer um relato de viagem ? talvez começando pelos cheiros ? talvez começando por ver o entorno de verdade além dos guias turísticos e das nossas caras enfiadas em aplicativos que nos facilitam (ou não) as vidas ?
Só sei que volto inebriado por essa mistura de calor, pescados, mar exuberante ou mar selvagem, parques, praias sujas e limpíssimas , gente amável e simpática, muralhas e tecidos, mercados e arepas, areia, rios,correntes marítimas traiçoeiras, índios,rum,rumba,cumbia, bananas  e café, café, café...
Odeio a visão de países apresentada por turistas e assumo totalmente o preconceito sedimentado por muitos anos de viagens e percepções de viajantes outros que fizeram dessa linda vocação de descobrir o desconhecido uma profissão. Falo de escritores e observadores como Paul Theroux para citar apenas um.
O turista convencional é um especialista em generalidades. Salvo exceções honrosas fica três ou quatro dias num lugar e já lhe tasca rótulos definitivos do tipo "os argentinos são arrogantes", "os colombianos são simpáticos", "os chilenos são esquivos "e por aí vai. Ora, ora, viajar não é alopatia , é homeopatia. Cada qual traz dentro de si um país que visita. Pois a minha Colômbia é muito bonita, única, inesquecível. Espero que aqueles que já a conheceram desfrutem da mesma opinião ou que um dia tenham a chance de a ver com esses mesmos olhos.
A Colômbia que faz fronteira com "nosotros" lá em cima, na Amazônia , tem muitos dos nossos defeitos e qualidades e lá estou eu mesmo caindo em generalismos que condeno. Resumo dizendo que na Colômbia nunca me senti estrangeiro ao  contrário da Argentina que muito me encanta mas onde me sinto "gringo".
Apesar dos colombianos serem muito mais parecidos com os brasileiros do que supõe nossas vãs mercadorias tem os costados, corações e mentes muito mais voltados para o México, Estados Unidos e Caribe do que para o tal conceito de América Latina ou unidade sul americana. Tanto que compõe tratados de comércio com os vizinhos do norte e não com os vizinhos daqui. Esse é um dos motivos para tentar entender nossas diferenças e até compreender nossas semelhanças.
Em vinte dias bati perna,queimei braços , costas e rosto no sol caribenho entre Cartagena e Santa Marta e suas muitas cercanias incluindo a pequena Aracataca de Garcia Márquez e a feiosa Barranquilla  de Shakira. Mas esses são motes pra outras prosas. Aqui fico no generalismo que ironizo, na impressão superficial, impressão chantilly sobre a camada mais profunda das coisas e pessoas.
Por sorte a Colômbia não cabe numa propaganda coxinha da Trivago, nem nos catálogos da Avianca ou Copa Air Lines. É um país cheio de paradoxos pra ser vivido fora do ar condicionado e das expectativas dos que amam Cancun ou Miami. Um país pra mergulhar com aguapanela  (grosso modo uma espécie de refresco de rapadura) , com lulo (uma saborosa fruta típica cujo nome arrepia bozonazis)e com uma variedade imensa de peixes de rio e mar.Tem muito mais a respeito da Colômbia de onde saiu esse relato aqui. Mas vou poupá-los por enquanto.Espero não ter sido tão generalista e óbvio quanto um xará jornalista "especializado" em viagens que sempre me dá a impressão de estar escrevendo para turistas saídos das excursões  da vovó Stella, aquela senhora já falecida  pioneira do turismo de massa, fundadora da Stella Barros Turismo.
A Colômbia não cabe num catálogo de compras mas se esse é seu destino vá fundo porque ali também vai encontrar quinquilharias aos borbotões. Agora se seus interesses na vida vão além das selfies e dos modelitos para desfilar nas ruas de Cartagena com estampa de turista aí sim a "estação Colômbia" é um universo a parte. Mergulhe. Inspire, expire.
*Ricardo Soares é diretor de tv, escritor, roteirista e jornalista. Dirigiu, entre outros, o documentário "Colombianos" que pode ser acessado em https://vimeo.com/22050737

Comentários

Postagens mais visitadas