FITZCARRALDO E SAMARCO NA REPÚBLICA EVANJEGUE

FITZCARRALDO E SAMARCO NA REPÚBLICA EVANJEGUE
      Séculos de civilização e cultura. Antropologia, filosofia, sociologia, literatura e até semiótica. Gente sabida e esquecida que vai de Bernanos a Malraux, passa por Kierkegaard, Spinoza e chega a Sartre e Marcuse , um esquecido entre os esquecidos. E aí tanta leitura em francês e alemão, em inglês ou espanhol, tanta culpa embutida no pensamento judaico cristão, tanta reflexão diluída entre nossos sábios tapuias, de Gilberto Freyre a Câmara Cascudo, passando por Sérgio Buarque de Hollanda  e Caio Prado Junior . Tanta peroração, orações compostas e complexas, períodos longos e entre aspas, travessões, confusões estilísticas, debates e grupos de estudo para chegar no que ? No triunfo da suprema ignorância.
        A ignorância na pátria amada passou a ser uma espécie de benção. Virou corriqueira, contumaz, entra na noite veloz, tornou-se praxe. Como os vencedores não leram sequer os salmos que evocam  o saber passou a ser um rejeito a ser expelido nos sujos rios da estupidez. Um imenso desastre da Samarco. A felicidade para essa gente não é kitsch . É apenas um conceito entre rosa pra meninas e azul pra meninos. Pra que pois tanta tese, tanto doutorado , mestrado, anos de estudos se , por fim, triunfa a ignorância ?
        O céu que protege essa gente é um ambiente abafado, que cheira a hóstia decomposta e não encontramos nada similar na Bíblia que eles se ufanam de conhecer. Dizem ser os bem aventurados e íntegros mas não reconhecem a alegria do outro pois para eles só há alegria no que professam. Séculos de civilização e cultura que vieram primeiro pelos navios , depois por outros meios de transporte e nos fizeram ser como o protagonista de Fitzcarraldo que tenta levar - em vão - uma pesada embarcação para uma margem remota. Sofrimento, atoleiro, suor e derrota. Não é que perdemos. Sem derrotismo mas me pergunto se alguma vez ganhamos...
        Séculos de cultura e do que valeu mesmo ser alfabetizado? pior, o que valeu ser letrado, sabido , sábio, civilizado? Sim , deixou de ser questão de ideologia. É questão de barbárie rindo da civilização. A mais completa tradução disso quando - repito - uma fanática ministra reduz tudo a uma nova era onde meninos vestem azul e meninas vestem rosa. Prefiro o mote cromático gay para dizer que "estou bege" com tudo isso.Séculos de civilização e cultura na lata do lixo.

Comentários

Postagens mais visitadas