Mineiros e minérios. O paradoxo.

           



     Muitos me creem mineiro.Gente envolta em minério com o perdão do "trocadalho".Não sou mas minha família se mudou para lá há quarenta anos e as viagens a Minas por esse e outros tantos motivos me fizeram bem conhecer o estado que, como se diria antigamente, é uma "das glórias da nação" apesar dos Aécios a empanarem seu brilho.

      Por seu tamanho,montanhas, trilhas, estradas miúdas que se espalham ainda hoje pelos sertões e veredas possíveis eu diria que Minas não é um estado fácil de se conhecer.É um labirinto de belezuras e surpresas que tenho a sorte de bem conhecer.Mas esse labirinto é polvilhado de perigos por todos os lados que são as barragens (e não só elas)das mineradoras que transformaram a região num verdadeiro queijo mineiro do Serro. Todo furadinho.
        Há exatos dois meses percorri uma das trilhas que me faltavam nos caminhos mineiros. Conhecedor de Diamantina em uma ponta e  Conceição do Mato Dentro em outra ponta resolvi conhecer o meio do caminho que liga essas duas cidades. A impressionante região do Serro,também ela ameaçada pela ação predatória das mineradoras que destroem, matam e fazem o que bem entendem. 
         Nessa viagem para chegar ao Serro passei (mais uma vez) por Catas Altas cidade incrível cercada de montanhas (e mineradoras) por todos os lados. A ação delas como disse vai além da barragem de rejeitos.Incide no barulho das explosões a base de dinamite,nos espaços públicos interditados,na poeira que entra nos olhos e nos pulmões, nos caminhões em alta velocidade repletos de minério que emporcalham e deixam o asfalto liso provocando toda sorte de acidentes como se vê no trecho entre Belo Horizonte e Conselheiro Lafaiete na Br-040.
         Quando estava perto de Catas Altas nesse novembro último resolvi visitar o histórico e belíssimo Bicame de Pedra um patrimônio importante como atesta a placa que está numa das fotos desse post. A estrada que leva a ele é hoje mantida pela Valemix que a interditou a certa altura como podem ver em outra foto. Nesse trajeto pensei pela enésima vez nos riscos que corro em décadas de rolê por essas trilhas na medida em que posso ser colhido por uma tsunami de lama ou pedras que voam pelas explosões das montanhas. Sempre pensei isso ao passar pelas trilhas de Itabirito (que levam a São Gonçalo do Bação por exemplo),Congonhas do Campo (ameaçada por uma barragem da CSN) e na região de Catas Altas. Por outro lado sempre achei esse pensamento de certa forma fatalista. Só que como comprovaram os fatos vê-se que não é. Andar a esmo por estradas de Minas, asfaltadas ou não, é um risco muito maior do que imaginamos. É um turismo ameaçado pelo fantasma da negligência,da irresponsabilidade perpetrada por múltiplos desgovernos.
        Uma das minhas irmãs - e minhas sobrinhas- fazem há anos o trajeto Belo Horizonte- Conselheiro Lafaiete e só o que se vê de degradação e descaso nesse trecho  é assustador. Da falta de cuidado com o transporte de minério aos caminhões que o transportam apostando corrida em meio as curvas.Temo sempre pela segurança delas,do cunhado,de tantos queridos que por ali trafegam. Mas se nada foi feito pra conter sequer os perigos das barragens imaginem em relação a segurança viária. O paradoxo de Minas é que o minério é sua riqueza e sua destruição. Sua sobrevivência e degradação.Quase certo que mesmo assim seguirei fuçando caminhos entre sítios e glebas. Mas, evidente, com mais medo e receio ainda. Que o destino de Minas não seja tragado por um mar de lama...

Comentários

Ana disse…
Estamos todos em luto com a situação do descaso da Vale com as famílias e com a falta de medidas preventivas que poderiam ter sido adotadas evitando tanta dor pelas perdas irreparáveis....
Ana disse…
Estamos todos em luto com a situação do descaso da Vale com as famílias e com a falta de medidas preventivas que poderiam ter sido adotadas evitando tanta dor pelas perdas irreparáveis....
Muito triste esse descaso Ricardo ... E a degradação da nossa Minas Gerais.
Muito triste essa ganância que tem destruído nossa Minas Gerais.Uma lama de lobby e corrupção que precisa ter fim .

Postagens mais visitadas