DE VOLTA A VERTIGEM


A imagem pode conter: texto

   Adoro a  palavra "vertigem" e ela escolho para retomar as anotações nesse modesto blog que andei abandonando pela primeira vez desde que o criei há mais de 10 anos . Os blogs autorais estão cada vez mais em desuso nessa época de alta das redes sociais e de blogs militantes. Mas eu não desisto apesar desse tipo de publicação estar virando uma espécie de "cd" do mundo virtual. Ou vinil se assim preferirem.
        Volto a "vertigem" essa linda palavra que é das poucas que embute em si uma sensação antes de um sentido. Escrevi um livro com esse nome embutido  ( CINEVERTIGEM) e a ela volto depois de assistir ao belo e (por que não dizer ?) poético filme de Petra Costa chamado "Democracia em Vertigem"que vem arrebatando corações e mentes no Netflix.
   Até pra preservar minha saúde cardíaca resolvi me poupar das tristes emoções que chegam na vertigem de montanhas russas nesse nosso país e no mês e pouco que estive fora  adiei assistir ao documentário que  já recebeu mais do que merecidos elogios superlativos e esse pobre mortal nada tem a acrescentar a respeito a não ser reafirmar seu apreço a um  filme tão revelador e fiel a palavra "Vertigem". Ele se encerra com a prosaica informação de que Moro tornou-se ministro da Justiça e Lula segue preso. Isso é mais do que um resumo. É a mais completa tradução do desequilíbrio da justiça - inclusive a tal "divina"- nesse nosso país batizado com o nome de uma árvore que inclusive sangra. Reafirmando pois meu apreço já dito a palavra "vertigem" encerro com um trechinho do meu romance "Cinevertigem"- publicado em 2005 pela editora Record- que de certa forma define o estado em que estamos...

"quem,quem, quem me dá essa vida de caça, essa vida de caçador, essa alça de mira, essa falta de pudor, esse avesso do pecado,esse recrudescimento do rancor, essa vontade de vingança feita de ausência de amor, esse jeito de tocaia que tem todo cão farejador, esses olhos esquivos que não se prendem a nada, essa boca seca de noite quando a umidade desce,essa umidade absoluta do ar que por vezes mal se respira..." 

Comentários

Postagens mais visitadas