BRUNO, O PROVECTO

    

    Uma vez, há muitos anos, escrevi uma crônica no finado "Jornal da Tarde" onde chamava o então jovem Aécio Neves de provecto. O sujeito já nasceu velho e velhaco como provaram posteriormente as circunstâncias. Uso agora o mesmo termo em desuso pra vestir um novo personagem tucano. Esse moço, triste e provecto, que se chama Bruno Covas. O velhaco fica sempre e eternamente com Aécio.

  A eleição em São Paulo fica entre dois jovens, cronologicamente  falando. Mas há uma distância de milênios entre a juventude de Bruno e a de Boulos. Bruno nasceu velho, cresceu velho, segue velho com ideias velhas. E nem precisa comparar esse cavalheiro de triste figura com sua concorrente octogenária,  Luiza Erundina.

      O prezado leitor pode dizer que a falta de punch, vitalidade, entusiasmo ou renovação de Bruno Covas tem a ver com sua fragilidade de saúde. Sempre estimo as melhoras do prefeito de Sp mas não se trata disso. Ele já era o desânimo em pessoa, o protocolar raiz , o "caretinha" confiável muito antes de ser prefeito de Sp com as bênçãos de ( não nos esqueçamos) João Dória, o "Joãozinho trabalhador".
     É bom o provecto Covas  baixar a bola. Até porque o que vai acontecer no segundo turno em SP não é futebol e sim xadrez. E ele não ganhou no primeiro turno coisa nenhuma. Vai disputar o segundo turno contra Guilherme Boulos a quem tenta colar o risível epíteto de "radical" , velha estratégia de gente , digamos, escrota como o Dória. Epíteto previsível pois a maioria dos "provectos" carimba de "radical" a verdadeira juventude que nesse caso Boulos representa. Mais do que juventude, representa renovação e fôlego. Inclusive na combalida esquerda que não se cansa de oferecer coroas de flores a candidatura defunta de Lula para 2022. Ou alguém de fato crê que vão deixar o ex-presidente se candidatar ?
    Evocar também experiência administrativa é de gargalhar né Covas? qual experiência? a que herdou por osmose do seu louvável avô Mário Covas ? ou a que apresenta como cartão de visita uma reforma de 93 milhões no Anhangabaú para transformar o vale numa piscina sem vegetação em volta ?
     Tudo leva a crer que o prefeito de Sp vai bater abaixo da linha da cintura para atingir Boulos até porque precisa atrair para suas hostes os conservadores raiz, os evanjegues e demais pragas . Isso só vai corroborar minha modesta tese que o jovem prefeito é provecto e vai envelhecer mais ainda nesse embate.
    Não interpretem isso como uma ode a juventude e o desprezo a velhice. Acredito é no intercâmbio geracional . Exatamente como fez Boulos ao trazer Erundina consigo. Há velhos muito jovens como ela. E há jovens muito velhos como prova Bruno Covas um anódino total, carisma zero. Um boneco de triste representação. Basta ver o seu "discurso da vitória" nesse domingo.
   Por fim é bom prestar atenção à triste maldição dos "vices" que permeia a vida politica brasileira . De Temer a Sarney, de Fleury ao próprio Bruno Covas que combalido pelos males que sofre pode deixar em seu lugar esse Ricardo Nunes um conservador da bancada religiosa da Câmara Municipal que tem no currículo a campanha permanente contra os direitos das mulheres  e, pelo que tudo indica, é líder de um grave esquema de corrupção: a máfia das creches. Esse elemento pode virar prefeito no caso do impedimento de Bruno Covas. 
   E para não dizer que não falei de flores vos digo que o segundo turno em Sp pelo menos nos traz uma boa notícia. A derrota do bozonazismo e do cangacirismo com a volta ao limbo de Russomano e Márcio França, camaleão ideológico que como seu protetor, Cangaciro, é um homem de direita querendo passar por esquerda. Ao fim e ao cabo na minha mui modesta opinião no dia 29 de novembro estará em disputa o velho jeito tucano de ser que devasta o estado de Sp há décadas  ou uma novidade a quem devemos dar o benefício da dúvida.         
          
         
         

Comentários

Postagens mais visitadas