DEPOIS VOCÊ REPARA

     

    Na última semana , por sorte  mais um vez ao longo da vida, uma amiga, Jacqueline Santos, ( essa virtual e leitora) me fez uma agradável surpresa ao postar no Facebook uma recordação de exatos dois anos. Era uma crônica que não identifiquei nem pelo título e nem pelas primeiras linhas como de minha própria autoria provando (ao menos para mim) como as crônicas são voláteis ainda mais nesses tempos.  No entanto pela menção a vacinas e mesmo por seu conjunto a crônica me pareceu mais atual do que nunca. Por isso, você há de reparar, eu a compartilho , dois anos depois, no meu próprio modesto blog . Se quiser ter acesso à publicação original clique aqui .


DEPOIS VOCÊ REPARA

Por Ricardo Soares*


Depois você repara se a cura vem pelas estrelas e se a toalha de banho foi guardada no lugar correto. Depois você repara se os talheres foram colocados na ordem certa, se a correspondência da semana está separada de acordo com as contas a vencer, se o passarinho tem água suficiente na gaiola e se os cães receberam a dose exata de ração.

Depois você repara se há ressecamento excessivo da pele, se as filas das vacinas tem diminuido, se existem exceções, é claro, se o ciúme deve ter espelho retrovisor e se toda mágoa é involuntária. Depois você repara se as flores e as pitangas estão brotando no devido tempo , se o abacateiro não está adernando no terreno e se meus óculos de leitura não estão perdidos em uma das suas bolsas.

No meio disso tudo então depois você repara o quanto escrevi bilhetes de amor a esmo , o quanto tentei e o quanto soçobrei , o quanto rimos em uma praia deserta e o quanto imaginamos futuros diante das montanhas de Minas. No meio disso tudo então depois você repara que as coisas importantes são importantes pela sua importância e não pela importância que outros querem dar a elas.

Depois disso tudo você ergue então os 10 dedos de sua mão, conta devagar, faz o sinal da vitória e celebra a vida pois não há de ser uma curva arredia da estrada que vai te tirar desse mundo. Depois disso tudo você pode reparar o quanto é importante pra tanta gente que nem se dá conta. E no fim das contas estamos aqui é para sermos solidários uns com os outros porque quando você repara a gente percebe que pode reparar tarde demais e assim não entender que o amor está sobre todas as coisas. Pode reparar...


Comentários

Elisabete Cunha disse…
Eu tenho está crônica guardada.

As palavras te procuram te acham.
Ricardo Soares disse…
mais uma vez grato pela deferência de guardar as minhas mal traçadas querida galega...
thiago cysne disse…
Que beleza de crônica, meu caro! Não seria exagero afirmar que, o Rubem Braga ou Paulo Mendes Campos assinariam embaixo.
Ricardo Soares disse…
grato pela deferência e pelo seu exagero caro Thiago Cysne...abs

Postagens mais visitadas