A Colômbia que conheci

 


Me junto ao coro dos contentes com a vitória de Gustavo Petro na Colômbia . Isso reacende a esperança de que mesmo as mais duras tradições  de atraso e colonialismo podem ser rompidas. Como lembrou certa vez o finado e saudoso repórter Joel Silveira em entrevista que me concedeu " a elite colombiana é a pior da América Latina". Consegue ser muito mais agressiva e predadora do que a nossa. Se é que isso é possível. Por isso há muito que se comemorar com a vitória de Petro e sua vice Francia Márquez. A Colômbia não é um país fácil de se entender

Foi através de um padre ( Camilo) ,uma espécie de então embaixador das Farc no Brasil,que carimbei meu passaporte de entrada na Colômbia em 2001 e para aquele país voltei várias vezes até 2006 para concluir um documentário chamado "Colombianos" , o maior coito interrompido da minha vida profissional. Explico a seguir.

Padre Camilo e as Farc procuraram o escritório da Tv Cultura em Brasília pq tencionavam convidar a emissora pública (então aparentemente isenta) a mostrar como "funcionava" a guerrilha  deles na Colômbia muito além do material distorcido veiculado pela mídia tradicional . A tv  Cultura gostou do convite e à época a direção da emissora entendeu que era eu que reunia o perfil adequado para tal aventura que começaria no sul do país ( dominado então pelas Farc) onde seria realizada uma entrega unilateral de presos políticos em Los Pozos , não muito distande de San Vicente del Caguan.

Foi , literalmente, uma aventura e tanto e um dos maiores desafios de minha vida profissional como documentarista. No entanto a direção da tv Cultura avaliou que não era possível colocar um documentário desse porte no ar com apenas a versão contada pelas Farc. Assim se passaram mais alguns anos até poderem ser ouvidos a contento todos os lados envolvidos na guerra colombiana. A saber : guerrilha, paramilitares e governo. E assim , com esforços muitos, tudo foi feito a seu tempo . Inclusive a cobertura das eleições colombianas de 2006 com a nefasta reeleição do fascista Alvaro Uribe, o tal fundador do "uribismo", uma das mais empedernidas lideranças da extrema direita na América do Sul, a ponto de ser conhecido como "Bush boy".

Entre idas e vindas foi então para o ar o documentário "Colombianos" em 2007 por ocasião da posse de um novo presidente da Fundação Padre Anchieta. Depois de tanto cuidado foi lançado de maneira açodada pela pressa em se autopromover o novo presidente o que interrompeu o processo de negociação com produtores franceses que tencionavam ser co-produtores para lançar o doc em tela grande na Europa. Daí vem o tal "coito interrompido". O documentário foi editado  (contra minha vontade) ao estilo de um "Globo Repórter" mas mesmo assim consegui ser o responsável pela edição final depois de tentativa frustrada de um editor contratado em vilanizar as Farc . Noves fora foi um doc pouco exibido ( duas ou três exibições na Tv Cultura e Tv Brasil) mas dá conta da complexidade do que sempre foi a vida politica da Colômbia , sempre eivada de conflitos sangrentos. Coloco o link aqui a quem interessar possa para que conheçam um pouco a Colômbia que conheci . Que se torne, enfim, um país melhor e mais justo que é o que desejo também a nós , brasileiros, muito em breve.

Colombianos (clique aqui)

Comentários

Postagens mais visitadas