Não é depressão, é confusão





Não é depressão , é confusão

 

Estou envelhecendo  a olhos vistos e não vistos. Ex- esposas, ex-namoradas , amigos e amigas também.  Uma tia de quase 96 que vinha levando sua velhice modorrenta , ms com saúde, sofreu infarto, avc e arritimia tudo ao mesmo tempo, agora. No congresso dos Estados Unidos um assassino genocida é aplaudido de pé e no Brasil outro desses tem ainda uma legião de seguidores.

Enquanto me preparo para ir a São Carlos visitar a tia avariadíssima fico pensando se tudo isso me leva a uma depressão contida e aí penso que não! É confusão mesmo ! nunca tinha envelhecido antes,nunca tive os filhos vivendo em países distantes como agora, nunca tinha sido vítima de etarismo e de poucas oportunidades profissionais, nunca tinha vivido tanto desencanto com o fazer literário,poesia jornalismo e congêneres. E também não havia sentido uma certa vergonha de expor as vísceras emocionais em redes sociais. E se assim faço, om certo pudor,é para que afinal ? para que tenham piedade de mim , para que se solidarizem , me passem as mãos na cabeça como eu passo as minhas nas cabeças dos meus cães, aliás, um dos meus poucos alentos? 

Não , não escrevo essas linhas por nenhum desses motivos e nem sequer com aquela  velha ideia de que esteja jogando um bilhete na garrafa dos oceanos virtuais. Faço única e simplesmente pra me assegurar e lhes assegurar que tudo isso, pra mim, não é depressão . É confusão ou estupefação diante de momentos nada bons e nunca vividos.

Para completar a esparrela amigos se apagam como estrelinhas no firmamento, com o perdão do proposital lugar comum e piegas. São levados aos borbotões por doenças súbitas ou longamente “cultivadas”. E aí a gente percebe que  vai pouco a pouco ficando cada vez mais sem interlocutores geracionais.  Pai e mãe já se foram faz tempo. Avôs e avós são uma abstração distante a ponto de sequer eu fazer ideia de onde chegaram no Brasil meus antepassados germânicos nesses 200 anos de comemoração da imigração alemã.

Nenhuma liga de nação ou nações contem a estupidez humana, alguns humanos seguem dizendo que a terra é plana, que a Amazônia ou o Pantanal não queimam pois ali tudo é úmido . Outros asseguram não acreditar em vacinas, creem em privatizar água, luz e seguem incentivando o crescimento do “desenvolvimento” através da fabricação de automóveis e da especulação imobiliária.

Enfim não é depressão, é confusão mesmo ou o que der na telha batizar a sensação que sinto , sentimos. E muitos de nós sentimos muito, mas a curva da descrença se acentua e o que se apresenta no horizonte da humanidade não é um poente tranquilo. Apesar de algumas nascentes brilhantes, límpidas , tranquilas.


Comentários

Lavinia disse…
Muito bom esse texto e sua reflexão

Postagens mais visitadas