AECINHO, O PROVECTO


Ana Paula , velha e querida amiga de Minas Gerais-embora nem ela e nem eu sejamos provectos-foi das que mais me deram força pra que eu tomasse iniciativa de ter um blog. Ela e Dadá Maravilha que tem link aqui nessa página. Pois nem eu nem Ana Paula sendo provectos partilhamos da mesma opinião sobre o governador mineiro Aecinho Neves, provecto de carteirinha. Em 2001 publiquei a crônica abaixo no Jornal da Tarde de São Paulo. Ela fez a alegria da Ana Paula. Naquela ocasião Aecinho não era governador mas já era bastante provecto.Recordar é viver. Aí vai a crônica de novo em homenagem a Ana ... parece que continua atual. Ou será que não ?

Aecinho, o provecto




Dia destes passando os olhos por uma entrevista televisiva de Boris Casoy com o novo presidente da Câmara dos Deputados me certifiquei da impressão que sempre tive em relação ao mineiro Aécio Neves. Aos 40 anos de idade, trata-se de um velho. Aliás, Aecinho, como era chamado nos tempos em que vovô Tancredo estava na crista da onda, já era um velhinho aos 25 anos, quando se abrigava sob as asas do ilustre avô: Aecinho tornou-se conhecido pelo parentesco ilustre e pela pinta de galã de fotonovela que sempre cultivou.
Na flor dos 25 anos, já ostentando com garbo os terninhos horríveis que caracterizam a maioria dos parlamentares, Aecinho compunha seu discurso óbvio, conservador, repetitivo e pseudoconciliador, que viria a dar pistas do que seria o deputado Aécio Neves quarentão, quase um octogenário no que tange ao vocabulário antiquado, redundante e vazio que adota a maioria de nossos políticos.
Aecinho jovem e Aécio quarentão têm ambos a pródiga qualidade de repetir chavões e lugares-comuns com a habilidade de quem está pronunciando frases de frescor incomum.
Ao se referir por exemplo às rebeliões que sacudiram os presídios de São Paulo no domingo, 18 de fevereiro, disse que é preciso "organizar um grande mutirão nacional" para enfrentar a questão da violência urbana. Ah, deputado, não nos diga isso! Não é que ninguém tinha pensado nisso ainda?
De forma explícita, contundente, a ascensão de Aécio representa um sopapo na face de todos os homens e mulheres que nasceram no fim dos anos 50 e começo dos 60 e acreditavam ser possível um representante de nossa geração desenvolver um discurso e abordagem nova ao redor da política. Nada disso!
Aécio com seus maneirismos e mineirismos já empreende veemente discurso de defesa da desgastada instituição que agora preside chegando a dizer que "a Câmara é composta em sua maioria de pessoas de bem". Com certeza vai ter um gigantesco trabalho para nos convencer de que isso é verdade.
Ver Aécio discursar é um desalento. Ver Aécio falar com seu tom monocórdico é um tédio. Ver Aécio pronunciar expressões como "o vigor de minha força" é saber de antemão que já vimos esse filme antes. Os terninhos, palavras, gestos e ações continuarão iguais. E o leitor pode me perguntar afinal: "O que o provecto Aécio tem a ver com um espaço como este - Arte pela Arte?".(ps. era a seção do "Jornal da Tarde onde saía a coluna)Ora, senhoras e senhores, é simples: se a arte, como já disseram muitos, é a manifestação de Deus nos homens, que ela desabe cada vez mais sobre nós nos próximos anos. Pois será preciso muita diversão e arte para aturarmos os anos de reinado de Aecinho, o velho. Já provecto aos 40 anos, ele vai se esmerar para dar o melhor de si. Vai abrir o seu baú de obviedades e comandar a Câmara durante o espetáculo que se prenuncia para a sucessão de 2002. Já a nós todos, quarentões ainda não provectos, nos resta a esperança de que a geração que nos suceda tenha melhores intenções políticas e um vocabulário menos senil.

Ricardo Soares em março de 2001 no "Jornal da Tarde" ... estaria sendo profético ?

Comentários

Alexandre Core disse…
De fato o governador se porta como um velho na pose e no discurso. Resta saber se nas ações será assim também. Parece descartada a aliança com Cirgo Megalô Gomes para o Planalto 2010, mas, como eu não duvido e nem acredito em mais nada até o dia da eleição, aguardemos! 2008 será um ótimo indicativo para 2010. São Paulo será o centro das atenções pela maior dicotomia entre PT e oposição(sic). Oposição?! Acho que nem isso existe mais.

abrs,
Dauro Veras disse…
"Me linka que eu te linko"? Que baitolagem é essa, rapaz? :) Pronto, te linkei - só porque gostei do seu blog. A crônica sobre Fellini tá primorosa. Abraço!
Dauro Veras disse…
Será que Aécio chega à Presidência? O que você acha? Seria um atraso imenso. Quanto a Fellini, é meu diretor preferido. "8 e 1/2", "La dolce vita", "Noites de Cabíria" e "Amarcord", seus melhores. Também curti muito "Os boas vidas".
Blogildo disse…
Mandou bem, Ricardo! Quase profético esse texto!
symon days disse…
Uêba, adoro gente nova no pedaço!!!
Fico muito feliz quando encontro um semelhante.Ao ler as preferências do seu perfil, pensei: e tem que decidir ??? Afff quanto trabalho que dá !!! Mas vc teve paciência e listou um montão.
Apaixonado e paciente. Cabra bão !!!
Me enche de orgulho!
Agora que já sabemos como nos achar ficamos assim: na sua casa ou na minha!

Beijo
symon days disse…
Pro Dauro

Ô coisa mais linda é ouvir o termo baitolagem !!!
Me remete ao seio familiar, eleva a alma as delícias minuciosas de um vocabulário ameaçado de extinção.
Que Zeus proteja os baitolas, e a língua, é claro !!!
Amém.
Alessandra Pilar disse…
Olá Ricardo... bem vindo ao meu mundo. Fique a vontade para Achar-se ou Perder-se em Pensamentos sempre que quiser. Temos realmente muitos interesses em comum, gostei do teu blog. Vou linká-lo no Achados, se você permitir.
Agora essa crônica do Aécio tá de rolar de rir... adorei o tom, eu também sempre achei o cara meio sessentão em seu discurso.
Gostei muito.
bjos
Ricardo Soares disse…
Dauro Veras...não sei se Aecinho chega lá... mas que tá com uma baita vontade isso está.Seria um atraso de fato. Merecemos coisa melhor ... mas temos ???

Alexandre... a aliança de Aécio om Ciro Megalô Gomes parece descartada pq o elemento pindamonhangabense travestido de cearense já lançou a candidatura dele pelo fisiológico PSB que faz Arraes se mexer na tumba. Megalô se lança antes para ir pechinchando alianças pelo caminho, o apressadinho caloteiro.

Blogildo...obrigado pelo elogio

Siomn Days...criativo seu blog tb... várias afinidades...no meu blog e no seu , ora essas...não nos percamos... besos

Alessandra ... que legal que gostou desse blog que tá no começo...fique a vontade pra linkar ... farei o mesmo contigo...bjs

Postagens mais visitadas